quarta-feira, 8 de julho de 2015

O apartheid cultural de Bom Jesus do Itabapoana se consolida



O departamento de Cultura e Turismo deixou de existir neste ao de 2015, além da suspensão da realização oficial das festas dos distritos, os únicos acontecimentos oficiais dentro deste setor público até o momento foram os Circuitos Culturais em nossa região serrana, já foram dois realizados e o terceiro já está agendado.

Quando afirmo da inexistência do departamento de Turismo e Cultura em nossa prefeitura em 2015, se deve ao fato de que esses circuitos turísticos/culturais não foi uma idealização do citado departamento, e sim uma ideia do vice-prefeito, que por ser da região serrana, ele conhece a fundo as propriedades da região e suas potencialidades.

O temos no departamento de turismo e cultura é uma comissionada que está recebendo para não fazer absolutamente nada em seu setor, a não ser ter que se desgastar com a sociedade em ter que anunciar o corte de investimento cultural do governo, e ficar compartilhando os eventos de autoria alheia.

A única atividade notada da senhora diretora do departamento de Turismo e Cultura se concentra na eterna articulação com o Sesi e a Cemig para incrementar os eventos de sua Rosal, no entanto, todas as comunidades da região baixa de Bom Jesus do Itabapoana está completamente alijada das políticas públicas de turismo e cultura.

Este governo tem um notório desprezo pelas comunidades da baixada bom-jesuense que também tem enorme potencial turístico e agrícola com suas fazendas históricas com empreendimentos voltados para o turismo completamente desprezados pelo governo, como a Fazenda Califórnia e o bar e restaurante “Espaço Show”, que disponibiliza hospedagens na base da Pedra do Mutum, incluindo até um museu com peças históricas da região.

Se vocês navegarem nas páginas do secretário de saúde e da senhora diretora de Turismo e Cultura todos poderão ver que desde abril deste ano eles estão falando do Festival de Sanfona e Chorinho que somente será realizado em setembro de 2015, será que eles não imaginam como se sentem os cidadãos da região baixa com este desprezo todo?
Essas publicações repercutem de tal forma que o internauta fica convicto que em Bom Jesus do Itabapoana somente se governo da sede para cima, e o governo tenta propagar uma prática populista e ilusória em querer fazer acreditarmos que eles tem o que mostrar nos apresentando somente um evento, em detrimento de todos os povos bom-jesuense.