segunda-feira, 17 de março de 2014

A evidente inexistência da secretaria de agricultura de BJI

Um dos pontos de maior crítica deste blog no desgoverno 15 está na inútil secretaria de agricultura sob a nomeação do ex-vereador Sebastião Coróia. 

E neste fim de semana que tivemos uma pauta agrária que somente vem a confirmar toda a nulidade da secretaria de agricultura de Bom Jesus do Itabapoana. 

A primeira notícia foi veiculada na Rádio Bom Jesus AM, em que no programa Jornal do Vale o âncora Jailton da Penha concedeu uma excelente entrevista com a empreendedora Lourdinha Borges, que junto com seu marido Messias Reis eles estão à frente da fábrica de poupa de frutas em nossa região serrana.

Trata-se de um notável projeto voltado para o desenvolvimento da agricultura familiar consolidado em nosso município, tanto que eles foram convidados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para participarem de um congresso nacional de empreendedores voltados para a agricultura familiar. 

No sábado a tarde acompanhei a ação rural promovida pelo sindicato dos trabalhadores rurais de BJI, em que dentre os benefícios concedidos pelo sindicato destaca-se a patrulha mecanizada disponibilizada para atender as demandas dos pequenos produtores rurais daquela localidade.

E na sessão legislativa desta segunda feira (17-03-14), o vereador Ricardo Aguiar pronunciou na tribuna o investimento privado no plantio de oito mil mudas de laranja e outra tantas de melancia, em que no futuro próximo teremos essa produção em plena expansão na região do Arraial Novo. 
Em todos esses três projetos ou empreendimentos o poder público se faz totalmente ausente.

Em nenhuma dessas três situações acima relatadas tema menor participação da secretaria de agricultura, o que somente constata que as coisas acontecem em Bom Jesus do Itabapoana totalmente à margem da participação do governo municipal.


Como bem disse o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Bom Jesus do Itabapoana, que a secretaria de agricultura somente serve para acomodar vereadores aliados da prefeita que perderam as eleições, como é o caso na atual conjuntura.