sexta-feira, 7 de março de 2014

Descaso com as mulheres na saúde pública de Bom Jesus do Itabapoana

Dia 08 de março comemora-se o “Dia Internacional da Mulher” em todo o planeta, e em Bom Jesus teremos um grandioso, porém enganoso evento na Praça Governador Portela em “homenagem” às mulheres. 
Segundo informou os vereadores na última sessão legislativa, a secretaria de assistência social e de saúde promoverão uma série de atendimentos específicos sobre questões de saúde da mulheres neste sábado.


Mas este tratamento dispensado às mulheres de Bom Jesus do Itabapoana somente terá este padrão neste sábado.
O cotidiano das mulheres de Bom Jesus do Itabapoana que dependem do atendimento médico em nosso sistema de saúde pública, vivem um drama silencioso e que a primeira denuncia foi publicada neste blog no inicio de janeiro de 2014. 

E tal denuncia dava conta de que quase mil quites de exames preventivos ginecológicos estariam prestes a ter seus prazos de validades vencidos (14, 17 e 18 de janeiro de 2014), e que estes estariam em desuso por conta da falta de profissional para realizar a coleta do material para análise.


Lembrando ainda que para realizar a coleta do material para o exame de “Papanicolau” deveria ser realizado por um médico especializado, e no PA de BJI quando é realizada a coleta de material, esta é feita por uma enfermeira.

E o mais novo escândalo no sistema de saúde preventiva da mulher nos revela o descaso e a irresponsabilidade que este governo de bandidos lidam com as vidas das MULHERES BOM-JESUENSES. 
Conforme todos podem observar nessa fotografias, temos uma situação absurda em que já faz meses que as servidoras do setor de exames preventivos ginecológicos estão reaproveitando os recipientes utilizados para armazenar o material coletado das pacientes para o exame Papanicolau.

Essas fotografias foram registradas por uma servidora concursada e que há muito tempo tem se indignado com esta situação, ela me relatou que a servidora retira as etiquetas dos recipientes e lava os mesmos com detergente comum. 
A servidora que preparava a lavagem dos recipientes alegou que lavava os mesmos com cloro, o que contradiz a minha informante ao afirmar que não há cloro entre os produtos de limpeza utilizado neste setor.

Neste sábado a Praça Governador Portela estará com um belo cenário levando ao cidadão desavisado a acreditar que este governo comandado por uma mulher, trata as mulheres com o devido merecimento. 
Mas a realidade é que nossa cidade foi tomada de assalto por uma mulher vigarista capaz de cometer os maiores absurdos para manter a roubalheira dos cofres públicos municipais, enquanto os bom-jesuenses estão expostos a situações absurdas como esta.