A candidata à Presidência da
República pelo PSOL, Luciana Genro, visitou as redações dos jornais Estado e
Folha de São Paulo, na última terça-feira, dia 24 de junho.
A pauta dos
encontros foi a apresentação das diretrizes programáticas da candidatura ao
Palácio do Planalto e a cobertura que os veículos farão do processo eleitoral.
Luciana Genro esteve acompanhada por uma das coordenadoras de Campanha, Mariana
Riscali, e pelo assessor de Imprensa, Rodolfo Mohr.
Nas reuniões, Luciana Genro
dedicou-se a apresentar temas que pautarão sua campanha, ainda tidas como
polêmicas pela sociedade brasileira.
Pautas como a taxação das grandes
fortunas, a auditoria da dívida pública, descriminalização da maconha, a
discussão sobre a reforma das polícias, os direitos LGBTs e das mulheres terão
prioridade na agenda política da candidata.
“Muitas pautas ainda são
tratadas com preconceito pela sociedade e pela imprensa. Queremos abrir um
debate franco sobre como um futuro governo federal do PSOL irá encarar a falida
política de guerra às drogas, que se converteu em uma guerra aos pobres”
exemplificou Luciana Genro.
A candidata do PSOL
reivindicou uma cobertura justa do processo eleitoral e criticou o modelo de
cobertura das eleições, que apresenta a ideia de que são apenas três
candidaturas. “Criou-se um sistema que não dá espaço às candidaturas que
pontuam menos nas pesquisas e ao serem pouco conhecidas seguem sendo pouco
mencionadas pelos eleitores. Queremos apenas justiça e mais equilíbrio na
cobertura dos jornais” disse Luciana Genro.
O editor, Conrado
Corsalette, e o editor assistente, Iuri Pitta, receberam a ex-deputada federal
e sua equipe em nome do Estado de São Paulo. Os jornalistas afirmaram que o
Estadão, como o jornal é conhecido, buscará dar mais equilíbrio à cobertura,
com critérios menos rígidos que os da televisão, e demonstraram interesse na
cobertura da candidatura de Luciana Genro, que apresentará posições tidas como
polêmicas, como a descriminalização da maconha, os direitos LGBTs e das
mulheres.
A grande novidade do Estadão
na cobertura eleitoral será a realização do tradicional debate com a TV
Cultura, que este ano terá o YouTube como parceiro.
A data do debate será dia
22 de setembro. Pela primeira vez o Youtube irá participar da organização de um
debate presidencial no Brasil.
No encontro com a Folha de
São Paulo, Luciana Genro foi recebida por Maria Cristina Frias, editora da
coluna Mercado Aberto, Sérgio Dávila, editor executivo, Ricardo Balthazar,
editor do Poder, e Bernardo Mello Franco, editor do Painel.
As jornadas de junho, as
vitórias dos movimentos, os desdobramentos um ano depois, o filme Junho
produzido pela Folha e as pautas das ruas foram temas abordados pelos
jornalistas.
Os editores da Folha informaram que a cobertura será pautada nas
três candidaturas com melhor pontuação no Ibope.
A candidatura de
Luciana Genro está em constante diálogo com a mídia independente. No mesmo dia
24 de junho, à noite, concedeu entrevista com quase duas horas de duração ao
jornalista Bruno Torturra, para seu novo projeto, o Fluxo.
Diversos sites,
veículos impressos, TVs e rádios comunitárias, jornais laboratórios e outras
experiências de mídia, serão priorizadas na difusão da plataforma de campanha e
na discussão de um projeto de esquerda e democrático para o Brasil.