segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Entrevista com Batista Magalhães



Ele anda discreto no cenário político de Bom Jesus do Itabapoana, mas com sua personalidade forte e que produziram grandes polêmicas legislativas, fui a procura do ex-vereador João Batista Chaves Magalhães, ou simplesmente Batista Magalhães. 

Ele é o único parlamentar a ocupar a presidência da câmara por quatro vezes, e nos deixou como maiores legados em sua trajetória política a instituição da TV Câmara, e o fim do voto secretov na plenária. 
Sendo Bom Jesus do Itabapoana ser a única cidade das regiões norte e noroeste fluminense a transmitir as sessões legislativas pela TV e internet, e o mesmo instituiu o fim do voto secreto das decisões tomadas na plenária. 



Se hoje podemos acompanhar os trabalhos legislativos de BJI em qualquer lugar do planeta, ou no conforto do lar pela TV, devemos essa conquista a ele, assim como também podemos acompanhar como votam nossos vereadores.

Mesmo estando sumido do cenário político de BJI, ele está atento a tudo que está acontecendo. 

E ele avisa aos seus algozes que está se preparando para retornar aos debates e questionamentos acerca da administração pública de Bom Jesus. 

Abaixo temos alguns comentários e respostas desta entrevista informal sobre os temas que conversamos nesta tarde de segunda feira (24/02).

Batista Magalhães e o Jornal Repórter

Entre 2009 e o inicio de 2011 nosso entrevistado tinha uma coluna de duas páginas no jornal “O Repórter” em que ele exercia um intenso trabalho crítico de fiscalização nos acontecimentos da gestão pública municipal. 

Tanto o poder executivo como o legislativo eram alvos da crítica implacável de Batista. 
E perguntei a ele o que houve que levou a interrupção do trabalho de informação de interesse público realizado por ele.

“O principal motivo que me levou a romper a parceria que tinha com o Ebenezer no jornal, foi o fato de que eu havia levantando algumas informações que levaria a publicar uma reportagem denuncia sobre desvios que ocorreram no Hospital São Vicente de Paulo. 

Ele (Ebenezer) me recomendou que não seria o momento adequado para tal publicação, naquele momento eu percebi que ele estava pendendo para restringir o espaço dado por mim no jornal, o que veio a confirmar logo depois com a retirada da coluna do SINDSERV, e as diversas publicações oficiais da prefeitura que ele tem feito nos últimos meses”.

Batista Magalhães e a câmara de vereadores

Na condição de ex-vereador ex-presidente da câmara por quatro vezes, tive que provoca-lo para tirar a opinião dele sobre a atual legislatura, e ele me respondeu o seguinte:


“No final de 2012 eu havia dito pra você e outros companheiros que esta seria a pior legislatura da história de Bom Jesus, e até aproximadamente outubro de 2013 esta previsão estava sendo confirmada a cada sessão que se realizava. 

Porém a partir de outubro a oposição se fortaleceu e neste ano vejo o legislativo mais equilibrado, o que me faz vislumbrar uma luz no fim do túnel”.

Batista Magalhães e a culinária

Diante do fato envolvendo a cooptação política do executivo com o presidente da associação de moradores do Pimentel Marques, bairro que ele reside, perguntei se ele preferia pato ao molho pardo, ou pato frito. Eis a resposta dele:

“Na verdade essa espécie de pato não fica bem na panela, é um pato de qualidade ruim, já quem o comprou é da pior qualidade!”

Batista Magalhães e o governo 15

Na convenção do PDT em julho de 2012, em seu discurso ele afirmou que o atual governo é o mais corrupto da história de Bom Jesus do Itabapoana. Perguntei a ele se ele ainda tinha a mesma opinião, e ele me respondeu com uma indagação:

“Você tem alguma dúvida?”


A última pergunta


Finalizando esta entrevista informal, perguntei a ele se ao longo de sua carreira política ele teria se arrependido de algo que fez, ou que teria deixado de fazer.

“Assim como muitas carreiras políticas, a minha teve altos e baixos, sendo que considero que os momentos positivos superam de longe os negativos.
Não me arrependo de absolutamente nada em minhas decisões, tudo que fiz de errado tomei como aprendizado, e tudo que fiz de certo enriquece minha biografia.”



Batista Magalhães e a internet

Importante registrar que Batista Magalhães foi o primeiro político de BJI a investir na comunicação de massa nas redes sociais, ele está fora do ar mas avisa que em breve retorna ao batente. 

E ele fez questão que eu publicasse a opinião dele sobre o minha militância, no qual se diz "satisfeito em saber que alguém deu continuidade no trabalho que iniciou e descontinuou". 
Agradeço o reconhecimento, e fica o recado que em breve teremos de volta o combatente Batista Magalhães na arena política de BJI.