domingo, 23 de março de 2014

Homenagem artificial e tendenciosa nos festejos populares

Na tarde de sábado (22/03) estive visitando o distrito de Serrinha que comemora as festividades desta comunidade. E logo que me adentrei na quadra de esportes da localidade, pude observar duas faixas que me chamaram a atenção. 
São duas faixas em homenagem à prefeita que estavam estrategicamente fixadas no interior da quadra esportiva, em que nela se realizou o evento cultural que substituiu o desfile escolar.


Observem que nessas faixas tem-se a impressão que a comunidade da Serrinha foi que confeccionou as mesmas para homenagear a prefeita, mas a mesma faixa não cita a comunidade que a homenageia, e muito menos informa a autoria da mesma, que geralmente são as associações de moradores da localidade das festividades. 
Procurei me informar com alguns conhecidos meus desta comunidade que teria providenciado essas faixas, e um deles me infirmou que testemunhara uma pessoa da equipe do governo que estava na produção da festa teria fixado as duas faixas.



Fica a nítida impressão de que não havendo o nome da comunidade da Serrinha, esta faixa pode tranquilamente homenagear a prefeita nas demais festividades dos demais distritos. 
Até mesmo depois de cassada em definitivo a prefeita pode se auto-homenagear com esta faixa em sua própria casa.