domingo, 14 de setembro de 2014

Cidadania | Conjuntura local sob influência da eleição estadual

Toda turbulência político/administrativa que vivemos em Bom Jesus do Itabapoana atualmente é fruto de um festival de escândalos, desvios e desmandos ocorridos no poder executivo, e o objetivo principal nessas ações tem ligação direta com as eleições gerais, mais precisamente nas candidaturas para a ALERJ e para o governo do estado.

A disputa política entre PMDB e PR no estado faz de cidades como a nossa de objeto de manipulação e disputa eleitoral, não tenham dúvidas que esta liminar de outro planeta que mantém os cassados no poder tem uma dezena de dedos de figurões do PMDB da capital do estado.

É fácil encontrar os interesses neste jogo em que os perdedores sempre são os bom-jesuenses, e esses interesses vão muito além dos votos que a senhora liminar pode cooptar com a máquina pública municipal sob seu comando, os milhões de reais do programa somando forças tem peso maior até que os próprios votos que a dupla Mello-Cabralzinho poderão ter em BJI.

E diante da crise institucional que se estabeleceu em Bom Jesus do Itabapoana, a participação da sociedade nos acontecimentos na seara administrativa é cada vez mais necessária, seja comparecendo na câmara ou acompanhando as sessões na TV e na internet é fundamental para a formação de opinião da sociedade sob seus eleitos na câmara.

Para que os leitores que acompanham o Blog do Frederico a novidade é que já está disponível na barra inferior da página um espaço exclusivo com os vídeos das duas últimas sessões, e vejam a dimensão da crise que vivemos.

Setores da sociedade organizada e organismos institucionais em defesa da democracia já se manifestaram diante dos problemas cada qual dentro de sua área, como por exemplo cito o contundente manifesto dos conselheiros do FUNDEB protocolado e lido na câmara dos vereadores, cujo teor retrata de maneira muito crítica a gravidade da desvalorização dos profissionais da educação.

O jogo sujo da prefeita contra os servidores públicos e agora contra os vereadores do bloco oposicionista é um atendado ao estado democrático de direito e o presidente da subseção da OAB de Bom Jesus do Itabapoana se manifestou em minha página pessoal se pronunciando que está atento aos acontecimentos e manifestando apoio aos vereadores da oposição.

A sociedade está se movimentando dentro dos setores organizados, novas associações de moradores estão se organizando em um claro sinal de que a interferência do executivo tem causado mais problemas do que soluções e as mazelas públicas cada vez atinge mais bom-jesuenses.

Estamos a poucos dias das eleições e a oportunidade de darmos uma resposta de insatisfação é inegociável, protestem no voto boicotando todos os candidatos que são apoiados pela senhora-liminar, seu vice e seus vereadores. Sem dúvidas que será uma perfeita resposta de nossa indignação.