segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fisiologismo político na saúde pública

Recentemente o presidente da câmara, vereador Samuel Júnior publicou em sua página do Facebook o fato da prefeita ter fechado o posto de saúde do Cachoeirão, localidade que fica entre Calheiros e Arraial Novo, na ocasião ele em tom de protesto relatou que o motivo do fechamento do posto se devia ao fato do administrador, Sr. Ézio Campos ser aliado político ao vereador que tem se posicionado de forma firme contra o governo Branca Motta, ou seja, por conta das divergências políticas com o chefe do legislativo levou a prefeita a deixar a comunidade do Cachoeirão sem atendimento de saúde por mais de vinte dias.
Foi então que entrou em cena a nefasta prática de negociações de cargos do governo, onde o principal objetivo do governo não é prestar um atendimento de qualidade à sociedade e sim atender os interesses políticos da prefeita e de seus aliados, digo isso, pois o governo precisava substituir o servidor demitido. Naturalmente que imaginamos que a prefeita enviaria alguém do RH da prefeitura ou algum representante da secretaria de saúde.

Mas a prefeita delegou a missão de encontrar um novo servidor para o referido posto de saúde ao chefe do DEMUT, isso mesmo, foi o Sr Ralph Pimenta Gomes que teve a missão de procurar um novo servidor para o posto de saúde do Cachoeirão, e ele levou um papel com um suposto pronunciamento do presidente da câmara criticando a prefeita para “justificar” a demissão do Sr. Ézio Campos, e o mesmo procurou um senhor daquela localidade para que esse senhor indicasse alguém para o lugar do Ézio Campos e esse senhor indicou sua filha. Coincidência ou não, esse senhor abordado pelo Sr. Ralph era aliado político do vereador Eraldo Salluto.
Resumindo, em uma só manobra, a prefeita demitiu um aliado do Samuel Júnior, cooptou um aliado do Eraldo Salluto e pavimentou uma aliança política para o Sr. Ralph Pimenta, que é ex-vereador e muito provavelmente será candidato nessas eleições de 2012.  Pouco importa para a prefeita se a comunidade do cachoeirão ficou sem atendimento por quase um mês ou se o atendimento será inadequado por conta da falta de treinamento da nova servidora, que está indo todos os dias para Calheiros para aprender os procedimentos de rotina de um posto de saúde da zona rural.
Essas práticas podem ser evitadas, desde que a sociedade se atente ao que ocorre na administração pública e nas manobras políticas de bastidores que sempre visa i interesse político em benefício de poucos.