domingo, 29 de abril de 2012

O balaio político de BJI e suas movimentações


Para que a sociedade fique um pouco mais por dentro das movimentações políticas para as eleições desse ano, vou fazer um resumo do que tenho visto e acompanhado nos últimos meses em muitas das conversas de bastidores e de esquinas que tenho participado. Já estamos quase em maio de 2012 e as movimentações políticas nos bastidores estão a todo vapor, e para alimentar toda essa locomotiva carregada de vaidades, disputas e interesses partidários, precisa-se que coloque muita lenha nessa fogueira para manter a pressão do vapor.



PT/PMDB - Paulo Guerra quer dançar com a prefeita

Segundo uma fonte implacável que sempre colabora conosco, na semana que passou, estiveram em viajem a Brasília/DF a prefeita Branca Motta/PMDB e nosso amigo Paulo Guerra/PT, assessor parlamentar do deputado federal Luís Sérgio, especula-se que dessa viajem pode selar o acordo eleitoral entre o PT e o PMDB em nosso município com o referido representante do Partido dos Trabalhadores emplacando a candidatura a vice-prefeito. Paulo Guerra tem atuado com desenvoltura nos meios políticos, sempre procurando articular as relações do deputado federal Luís Sérgio na região noroeste fluminense através de parcerias que contemplam diversos município de nossa região.

Ele tem transitado de forma interessante no meio político tanto no campo oposicionista como no situacionista, mas sempre articulando em diversos setores desse meio e da sociedade também. E até tem se movimentado bem, mas entendo que se aliando ao governo poderia ter escolhido um caminho árduo a percorrer devido a grande rejeição do governo em nossa sociedade.



PT/?? - Samuel Júnior pode dançar sem música

Fica o alerta ao presidente da câmara, vereador Samuel Júnior que pretende disputar as majoritárias em 2012, certifique-se que tens o controle do PT-BJI, senão o comando nacional entra em ação e apenas lhe restará a disputa pela reeleição ao legislativo nesse ano, e pelo que estamos observando em suas movimentações não é o que pretende o nobre presidente do legislativo. O presidente do legislativo é um dos políticos mais controversos de Bom Jesus, muito provavelmente pelo seu estilo sempre polêmico em atuar no meio político, ele começou esse mandato como situação e assim ficou até maio de 2011, passando a se posicionar radicalmente contra  o governo, pelo que acompanhei de sua atuação na câmara em quase um ano me leva a entender que ele acertou mais do que errou, mas seus poucos erros são de gravidade bastante considerável, mas ainda há tempo de rever seus conceitos e decisões.

Ficam a perguntas presidente:

Se a prefeita esteve ausente do município, quem ficou no comando?

Onde está o vice-prefeito?

Essa viajem foi comunicada ao legislativo?

Como funciona esse procedimento?

Fique esperto presidente!!



PR/PP - Ciryllo quer entrar na dança, mas sua música ainda não começou a tocar

O Partido Republicano sob a liderança regional do deputado federal Anthony Garotinho tem o projeto oposicionista em lançar a candidatura própria com preferência em Paulo Sergio Ciryllo, mas este está em compasso de espera no judiciário para definir sua candidatura frente ao partido, segundo fontes próximas ao partido, a definição poderá ser no dia 08 de maio, a conferir! Mas o partido tem outras opções que muito provavelmente já devem estar sendo consideradas, como é o caso do Celso Rezende, presidente do diretório do PR em Bom Jesus, e que poderia ser viabilizado em caso de insucesso jurídico de Ciryllo. O que podemos considerar também  é a possibilidade de coligação com PP do ex-prefeito e deputado federal Paulo Portugal até mesmo com a vaga de vice-prefeito.



PV/PRP...será??!! - Marcelo Almeida procura companhia para entrar no baile

Quem vem correndo por fora como se fosse o azarão do páreo, é o PV na figura de seu presidente local e coordenador regional do partido, o empresário Marcelo Almeida. Ele tem atuado com desenvoltura na condução do partido e goza de grande prestígio na executiva estadual, ponto para ele no fato de se posicionar claramente na oposição do governo, não se furtando em denunciar, criticar e questionar os desmandos do governo.  Seu trabalho tem repercutido bastante nas redes sociais e em suas ações partidárias nos distritos de nosso município.

Muita gente boa gostaria de ver uma dobradinha entre o PV e o PRP, com a candidatura de Marcos Valinho a prefeito com um nome do PV para vice, podendo ser o próprio Marcelo Almeida. Estes simpatizantes vislumbram uma candidatura somente com esses dois partidos, sem o compromisso político eleitoral das grandes coligações fisiologistas no qual o governo que terá que ser todo fatiado pelos partidos coligados em caso de vitória, seria a candidatura que representasse de fato uma possível renovação política em Bom Jesus do Itabapoana, com propostas novas e uma forma nova de se pensar e fazer política.

Fato mesmo é que essas informações são ensaios sem roteiro definido, estamos ainda dentro do campo da especulação, mas o tempo está passando e a dança das cadeiras tem ficado mais intensa e muito provavelmente em meados de junho teremos as definições políticos e eleitorais consumadas.

 Aguardamos as cenas dos próximos capítulos!!!