terça-feira, 18 de setembro de 2012

Colégio Batista formando CIDADÃOS


Projeto “Cidadania e Política”


 "O Colégio Batista está desenvolvendo no 3º bimestre de 2012 o Projeto “Cidadania e Política” com o objetivo de desenvolver o espírito crítico e a consciência política dos alunos, aguçando para um tema essencial à vida em sociedade." 

"A cidadania é um dos temas transversais que devem permear as disciplinas e seus conteúdos. Uma das tarefas da escola é desenvolver o espírito crítico e a consciência política dos alunos contribuindo para a formação de verdadeiros cidadãos. Baseado no exposto, o Colégio Batista desenvolve o Projeto “Cidadania e Política” desde 2008. O Projeto acontece sempre nos anos de eleições, ocasião em que os alunos e seus familiares demonstram maior interesse pelo assunto. Os alunos /candidatos são escolhidos democraticamente pelos colegas das turmas. Os professores trabalham em sala de aula o tema e abordam assuntos, como: ética política; o papel dos governantes, as funções do poder executivo, legislativo e judiciário. O Projeto “Cidadania e Política” envolvem várias etapas, como: redação da biografia dos candidatos; elaboração da proposta do candidato; comícios na Escola; campanha na Escola e na comunidade; eleição; posse dos candidatos na Escola e na Câmara de Vereadores.

No dia 17/09/12 foi realizada a eleição com votação no facebook do Colégio (509 votos) e na Escola aproximadamente 450 votos com a participação de alunos, funcionários, professores, pais de alunos e comunidade externa, totalizando quase 1000 votos. Destaca-se que para realização da eleição, são estipuladas uma série de regras que os alunos/candidatos deverão respeitar, como por exemplo, não fazer campanha a uma certa distância da Escola; não transportar eleitores; os familiares dos candidatos não podem ficar dentro das Escola durante a votação e sim um fiscal representando os partidos, etc". 

Minervina Teixeira de Oliveira
Orientadora Pedagógica


Louvável a iniciativa do Colégio Batista em preparar nossas crianças para que no futuro essas exerça sua cidadania na plenitude, para os próximos gestores de nosso município um excelente e grandioso exemplo para que essa atividade cívica e escolar seja inserida em toda rede pública de ensino no município seja a municipal ou a estadual.