segunda-feira, 28 de abril de 2014

Eleições 2014 | Vice-prefeito viola legislação eleitoral

A rotina de violações eleitorais nas festas populares segue desenfreada, e no fim de semana que passou tivemos a atuação desafiadora do vice-prefeito do município na Festa do Homem do Campo no dia 26 de abril de 2014. 

Evento este tradicional e realizado na comunidade da Barra do Pirapetinga, no qual se festeja o aniversário de um antigo líder comunitário local, a edição de 2014 é a 37ª realizada.

Já era noite e transcorria a tradicional (e eleitoreira) participação das autoridades no palanque oficial do evento, sempre no fim de tarde, e próximo do horário da missa, para aproveitar o maior número possível de pessoas.
E o citado evento contou com uma expressiva participação de personalidades políticas do cenário municipal, e até que todos os oradores da noite tiveram uma conduta adequada em seus pronunciamentos, menos o vice-prefeito. 

Ele talvez por ser nativo desta pequena comunidade, ele se exaltou nas palavras, e acabou por anunciar uma promessa meramente eleitoreira.

Depois de saudar todos os presentes e agradecer a polícia militar, ele disse que “em política, costuma-se dar atenção ao produtor rural somente em véspera de eleição, mas que o governo municipal está sempre presente, e que o asfalto da estrada de Calheiros a Arraial Novo que é um antigo anseio da comunidade, o governo municipal requereu ao governo do estado que fosse feito, e que o governador Pezão no dia de Nossa Senhora de Aparecida se comprometeu em realizar a obra, e ele ainda reforçou dizendo que vai mesmo asfaltar perante mais de TRÊS MIL FIÉIS."

Fica então a interpretação de que o vice-prefeito considera que véspera de eleição somente é aquilo que se faz pelo produtor rural apenas um dia antes das eleições, como eles fizeram em Rosal, no dia 06 de outubro de 2012. E como todos puderam observar que a estratégia de Rosal deu muitíssimo errado com o flagrante dos fiscais eleitorais, agora o governo municipal combinou um jogo de cena com o governo do estado que funciona da seguinte forma.

Para não admitir que trata-se de evento político eleitoral, o governo municipal combinou com o governo do estado que eles iriam iniciar a campanha pela reeleição do Pezão no dia 12 de outubro de 2013, dia de Nossa Senhora Aparecida, e que já se tornou grande atração a peregrinação dos fiéis que saem em caminhada pela madrugada adentro partindo de Bom Jesus com destino à Capela de Nossa Senhora de Aparecida, em Calheiros, também conhecida como “Aparecidinha”. 

A capela se localiza em um lugar bucólico e tem grande apelo religioso e turístico.

Mas os parceiros políticos do PMDB TAMBÉM VISLUMBRAM GRANDE POTENCIAL ELEITORAL EM TAL EVENTO, nada mais eleitoreiro do que a mistura de política com religião faltando menos de DOZE MESES PARA AS ELEIÇÕES GERAIS DE 2014. 
Com isso enquanto o PMDB municipal parte em caminhada rumo à Calheiros, a comitiva do então vice-governador chegou com substancial atraso ostentando as grandes aeronaves do estado, e com um aparato de segurança extremamente ostensivo.

E como um grande comício religioso, tivemos de tudo um pouco, pouca missa, e dois atos políticos, um foi a entrega de uma ambulância de resgate para o “Abrigo dos Velhos José Lima”, com a presença do vice-governador e pré-candidato, o presidente da ALERJ Paulo Melo, e uma comitiva de dezenas de prefeitos da região para engrossar a claque.

Depois da entrega da ambulância, tivemos o tradicional comício no qual transformou o altar religioso em palanque eleitoral, e em seu pronunciamento, o então vice-governador anunciou que iria asfaltar a estrada entre Calheiros e Arraial Novo, antigo anseio das comunidades de Calheiros, Arraial Novo e Água Limpa. 

Saliente-se ainda que as comunidades citadas tem a maioria dos moradores fiéis seguidores da instituição contemplada com a ambulância de resgate.

Com tal roteiro, fica nítido o explícito uso eleitoral de um evento religioso, ainda mais se considerarmos que vivemos em um estado laico, e este jamais poderia contemplar um seguimento religioso, desprezando todos os demais existentes. Tudo isso a menos de DOZE MESES DAS ELEIÇÕES.

Com esse cenário iniciado em outubro de 2013, o vice-prefeito já deu mostras em abril de 2014 que este será o mote de campanha estratégico para tirar proveito nos festejos populares, primeiro tivemos a Pira Folia no distrito de Pirapetinga com as faixas do deputado Nanci. 
Neste fim de semana que passou tivemos o vice-prefeito anunciando uma obra improvável no palco de um evento que teve colaboração de recursos públicos, para divulgar o nome do governador do estado, e pré-candidato a reeleição ao governo do estado nas eleições gerais de 2014. 
A justiça eleitoral terá que reforçar a fiscalização antes do previsto.
______________________________________________________


Abaixo temos a gravação do trecho do pronunciamento do vice-prefeito com destaque para o anuncio da obra