sábado, 1 de novembro de 2014

Concorrência Pública 001/14 | Novos rumores que alimentam os indícios

A licitação milionária do calçamento de ruas que foi representada no MPRJ e no MPF se tornou assunto obrigatório em alguns setores ligados à administração pública municipal, os rumores e as informações correm em uma velocidade impressionante e bastando ter um empresário envolvido no certame para se propagar muitas supostas negociatas para abrir caminho para o direcionamento previsto em publicação veiculada no Portal da Cidadania (Clique aqui e entenda o caso).

As informações que percorrem no meio sombrio licitatório revelam que inicialmente haviam algo em torno de treze empresas que participaram da visita técnica, estando essas em condições de participarem do certame previsto para daqui a dois dias. 
E para abrir caminho para o esquema se consumar, a empresa favorita mencionada na publicação acima citada entrou em negociação com dez das doze empresas que participaram com ela da visita técnica.

O caminho encontrado foi o agraciamento com um “bônus” de R$ 12.000,00 para cada empresa que aceitasse desistir do negócio, ainda especula-se que algumas dessas empresas aceitaram sair da empreitada sem receber nada a princípio com a promessa de abocanhar algum lote da licitação em uma possível “quarteirização” do serviço.

O mais inquietante que circulam com esses boatos se deve a um possível fato de dois dos agraciados com o “bônus-desistência” receberam os valores em cheque e não em espécie. 

Parece que o empresário concorrente afoito em garantir a desistência de todos de uma só vez afobou e pagou em cheque de idênticos valores de R$ 12.000,00 com os mesmos destinando ao sul do Espírito Santo.

Como havia dito desde o início, essas informações são de caráter especulativo, elas chegaram até a mim já na quarta pessoa que recebeu as mesmas. 

Porém a fonte de todas essas informações está representando as duas empresas que ainda não desistiram da concorrência, com isso ele está dentro do sistema de negociatas e dentre tantas empresas envolvidas neste negócio, alguma sempre revela para outras o que está de fato acontecendo. Por outro lado esses rumores nos oferece referências que pode-se constatar a veracidade desses fatos. 

Bastando observar o relatório da visita técnica desta concorrência pública para aferir se de fato treze empresas participaram da mesma, e na terça-feira todos podem comparecer na comissão permanente de licitações e conferir se fato teremos apenas três empresas disputando.
Por fim, para constatar se de fato duas empresas desistentes receberam o "bônus" em cheques, fica fácil rastrear as contas relacionadas ao emitente.