segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Os novos parâmetros climatológicos de Bom Jesus do Itabapoana

Mesmo com cinco dias de chuvas periódicas e de considerável intensidade, equipe do governo entende que vivemos uma profunda e descontrolada crise hídrica

Ponte dos Vieiras | 09/02/15
Qualquer cidadão que percorrer qualquer parte da zona rural do município observará que as pastagens estão verdes, o gado com saúde e o rio Itabapoana se recuperando depois de um período com seu nível abaixo da média. O decreto de situação de emergência hídrica assinado pela prefeita ilustra com exatidão o nível da moralidade pública em tempos atuais.

O governo sequer se constrange em enviar para o poder legislativo um laranja trajado de coordenador de defesa civil, enquanto quem se pronunciava em nome do poder público nada mais é do que um voluntário, sem vínculo contratual ou jurídico com a municipalidade, ele não responde juridicamente em nada pelo poder púbico municipal.

Os mercadores da seca | O "Voluntário" e o "Laranja"
Para que tenhamos a dimensão da avacalhação das instituições de Bom Jesus do Itabapoana, a participação da defesa civil municipal na câmara dos vereadores não tem o menor respaldo jurídico, mesmo que todos os pronunciamentos estejam consignados em ata, e mesmo estando tudo gravado em vídeo, de nada vale se colocarmos um cidadão comum, que se acha incomum, para se pronunciar em nome do governo. 
Se é para o colaborar comandando e se pronunciar na tribuna, que ele passe a assinar os pareceres e até mesmo que seja remunerado pelos contribuintes para a coisa funcionar dentro da legalidade, se pronunciar na tribuna em nome do município tem o mesmo sentido jurídico de uma assinatura em um documento, a presença física na tribuna legislativa corresponde a sua "assinatura verbal" com o mesmo comprometimento jurídico em uma assinatura documentada.

Reservatório da PCH de Calheiros | 09/02/15
E ele no alto de sua alta capacidade de ludibriar a quem o ouve, desfilou uma dúzia de termos tecnicistas para justamente confundir os vereadores com baixo nível de conteúdo intelectual, ou seja, a maioria deles.

Se qualquer um de vocês em outra cidade contar que em Bom Jesus do Itabapoana temos quatro usinas de energia com seus reservatórios cheios, e com cinco dias de chuvas regulares e mesmo assim a prefeita decreta emergência hídrica, ninguém levará a sério, bons tempos em que tínhamos prefeitos que investiam em prevenção e tinham vergonha de decretar situações de emergências.

Chega a ser debochado com as cidades de outras regiões que realmente vivem com sérios problemas de abastecimento, ver a prefeita no maior descaramento decretar a seca com um reservatório de água com 30 metros de fundura, 200 de largura e 12 quilômetros de extensão, como o da barragem de Rosal, sem contar as outras três barragens “fio d’água” das três PCH’s, de Calheiros, Franca Amaral e Pirapetinga em que todas estão com seus níveis completamente sob controle.

Reservatório da PCH de Calheiros | 09/02/15
Infelizmente vivemos na era da FALTA DE VERGONHA NA CARA dos gestores do município, e tudo vale para o proveito próprio, inclusive decretar a seca onde está chovendo.