sábado, 25 de abril de 2015

Itaperuna | O prefeito boêmio e o vereador capanga

O 5º distrito de Pirapetinga de Bom Jesus é uma comunidade dividida politicamente entre Bom Jesus do Itabapoana, que de fato detém sua jurisdição, e Itaperuna que detém sua histórica ligação com a mencionada localidade, e com o nome adotado por lá sendo “Vargem Alegre”, como os itaperunenses permanecem denominando nosso distrito. A relação é tão estreita entre nosso 5º distrito com Itaperuna que o prefeito de lá estava presente na folia fora de época promovida pelo jovem vereador governista de Pirapetinga.

Devido a esta histórica relação tivemos na virada de sábado para domingo, por volta de meia-noite, a presença do prefeito de Itaperuna, o “Big-Alfred-Bohemian”, acompanhado de dois amigos, um com aparência de capanga e que se identificou como vereador, e outro no qual não tive como identificar.

O que inicialmente me chamou a atenção foi a intimidade do prefeito de Itaperuna com o vereador de Pirapeitnga, Hamilton Borges, e a partir dos muitos afagos trocados entre o prefeito de Itaperuna com o vereador bom-jesuense, passei a dar uma especial atenção registrando a citada cena.

Algum tempo depois com algumas fotografias registradas, o prefeito de Itaperuna se incomodou com a exclusividade da cobertura “midiática” em que ele estava sendo “contemplado” na aprazível Vargem Alegre, e ele sem titubear se direcionou em minha direção para tirar satisfações me indagando porque eu estava fotografando ele.

Com a abordagem dele, me identifiquei e mostrei a ele que eu já estava fotografando a Pira Folia muito tempo antes dele chegar em Pirapetinga, e ele sem saber o que retrucar comigo acabou por revelar que ele estaria tendo problemas com a imprensa em Itaperuna, para logo em seguida se afastar de mim. 
Porém um de seus acompanhantes, um indivíduo alto que aparentava ser um segurança do prefeito, passou a me monitorar chegando a me fotografar.

Me aproximei dele e me apresentei, e também questionei a ele se ele era segurança do prefeito, e o mesmo me respondeu que era vereador, no qual pesquisei que seu nome político é alcunhado de "Dilsão".

Ainda tive a oportunidade de registrar em vídeo com os três itaperunenses se retirando de nosso 5º distrito depois que o prefeito se incomodou com meus registros fotográficos, e o vereador-capanga passou a me fotografar com ar irônico como se de fato fosse ele um capanga do prefeito, que visitava uma comunidade fora da jurisdição de sua gestão que se restringe a Itaperuna. 

No vídeo abaixo temos a abordagem ao veredor-capanga


Se o prefeito estivesse em Pirapetinga com sua família ou esposa em uma visita de caráter meramente pessoal, nada demais deveria ser registrado, no entanto ele estava acompanhado de um vereador e fora de sua área de atuação política/administrativa, o que levou a ele reagir comigo como se estivesse atuando nas sombras da clandestinidade de diversas searas, deixando a inquietante pergunta sobre o comentário dele direcionado a mim. 
Por que a imprensa de Itaperuna está no teu pé prefeito “Alfredão”?