segunda-feira, 25 de maio de 2015

Reforma Política | COMISSÃO ESFAQUEADA!

O presidente da Comissão Especial da Reforma Política, Rodrigo Maia (DEM/RJ), acaba de decretar sua morte, cancelando de vez a reunião marcada para votar o relatório Marcelo Castro (PMDB/PI), prevista inicialmente para as 14 h, transferida para as 18 e agora definitivamente ‘desconvocada’.Trata-se de uma ofensa ao rito parlamentar e um absoluto desrespeito aos seus integrantes.
Mais uma vez a vontade imperial do presidente Eduardo Cunha, seguida servilmente por aliados, sobrepõe-se aos procedimentos democráticos costumeiros. O objetivo é levar a votação dos temas diretamente ao plenário.


Todo um trabalho de três meses, com audiências públicas, seminários e ricos debates, foi jogado no lixo. Na Comissão, “explicam” que a extinção da Comissão foi “decisão dos líderes”. O do PSOL seguramente não foi consultado e não compactuaria com este golpe.
O que se pretende, na verdade, é fazer uma “contra-reforma” que assegure a constitucionalização do financiamento empresarial dos partidos, tirando o objeto do julgamento em curso no STF, e a consolidação do personalismo na política, ao sabor dos grandes interesses corporativos, rejeitando-se de vez os partidos, com o “distritão”. Detritão!


Chico Alencar, líder do PSOL na CD