sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Como as pequenas cidades alimentam os grandes esquemas

Por inúmeras ocasiões eu sempre levanto a tese de que nada adianta protestarmos contra o que ocorre na política nacional se nos omitirmos contra o que ocorre em nossas cidades, principalmente se tais manifestações politizadas foram estimuladas pelo noticiário da grande imprensa brasileira, que se intitula imparcial sempre se explicitando tendenciosa, e que somente desinforma.

Como um exemplo clássico de como pequenas cidades como Bom Jesus do Itabapoana são determinantes para sustentarem os grandes esquemas de corrupção na capital federal, vamos fazer uma reflexão sobre o maior bandido político da Nação no atual momento, o centro de todos os fatores que geraram esta interminável crise política que resulta na crise econômica, o presidente da Câmara dos Deputados, o “religioso” Eduardo Cunha.

Ele já está delatado por cinco depoentes na Operação Lava Jato a qual todos confirmam que ele recebeu 5 milhões de reais em propinas do Petrolão, ele já está denunciado pela Procuradoria Geral da República por lavagem de dinheiro e corrupção passiva com pedido de 184 anos de prisão, o Ministério Público da Suíça confirma a existência de diversas contas dele  e de sua família estatutária que não foram declaradas, tanto no fisco como na justiça eleitoral, cujo valor encontrado correspondem a 5 milhões de DÓLARES, ou 20 milhões de reais.

Mesmo assim os batedores de panela querem o impeachment da presidente da república, sendo que ATÉ O MOMENTO não há nada comprovado contra ela diretamente.

E o que Bom Jesus do Itabapoana tem relacionado com os escândalos de Eduardo Cunha?

Obviamente que me remeto ao resultado eleitoral em Bom Jesus deste mesmo Eduardo Cunha em 2014, onde ele obteve a expressiva marca de 707 votos que sem incita a possibilidade que o dinheiro sujo do “Petrolão” circulou com desenvoltura por aqui.

Quem são os 707 eleitores do denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro do “Petrolão”, Eduardo Cunha, em Bom Jesus do Itabapoana?

Posso mentalizar que a maioria desses setecentos-e-sete eleitores do Eduardo Cunha querem convictamente o impeachment da Dilma Roussef, porém não sei se eles teriam a mesma disposição em assumir que votaram neste criminoso político.

Obviamente que para um deputado federal que nunca veio em Bom Jesus do Itabapoana e que nunca teve nenhum aliado ou parceiro político local, como Paulo Feijó, Chico D’angelo, Luís Sérgio dentre tantos que sempre estão em nossas bandas, ele precisaria de ter um forte aliado político para viabilizar esses mais de setecentos votos para obtidos, e sem dúvidas que o podre deputado teve um vereador de peso coordenando sua campanha em BJI.

No caso em tela, o vereador que apoiou e coordenou a equipe de campanha de Eduardo Cunha em Bom Jesus do Itabapoana foi o senhor Paulo Pimentel, vereador com maior número de mandatos e mais votado em 2012. Foi ele o maior responsável pelos 707 votos obtidos pelo escandaloso Eduardo Cunha em Bom Jesus do Itabapoana, e ele deveria por obrigação se retratar com os eleitores que acreditaram nele e votaram em um criminoso chantagista, o que há de pior no banditismo político.

O nobre e simpático vereador deve também explicar o que foi acordado para o vereador do PDT apoiar e coordenar a campanha do deputado do PMDB? 

O senhor vai querer nos convencer que o apoio dado a Cunha foi ideológico, apoiando um candidato de outro partido?

Responda-nos prezado vereador PEDETISTA, como eram feitos os pagamentos da equipe que trabalhava na campanha de Eduardo Cunha em Bom Jesus do Itabapoana em 2014?

 Será que existem  registros de gastos de campanha de Eduardo Cunha em Bom Jesus do Itabapoana na justiça eleitoral?

Por diversas vezes tive a oportunidade de testemunhar um grupo de três pessoas dirigindo um veículo de luxo, algo como um Jeep Cherokee de cor verde oliva e de fabricação não muito recente, que era utilizado na logística de campanha, inclusive com um amigo-goleiro (Goleiro mesmo, e não Doleiro) conduzindo o referido veículo na RJ 230 distribuindo placas de campanha de Cunha.

Como todos podem observar, se não ficarmos atentos e conscientes de nosso cotidiano político local, acabamos por eleger os piores nomes da política nacional, e não tenham dúvidas que esses 707 votos são robustos o suficiente para elencarmos as reais possibilidades de que recursos financeiros de propinas do Petrolão circularam e muito em Bom Jesus do Itabapoana.

Não é fácil conseguir tantos votos com um candidato praticamente sem visibilidade política em Bom Jesus do Itabapoana, que por ser território político predominantemente do “garotismo”, o mesmo se torna mais hostil ainda para Eduardo Cunha.

O sistema funciona exatamente desta forma, são as pequenas cidades brasileiras que elegem os piores deputados e senadores de todo Congresso Nacional, os parlamentares seja da Câmara dos Deputados como do Senado que tem melhor desempenho de avaliação são os que se elegem com os votos majoritariamente dos grandes centros. 

A falta de senso crítico dos cidadãos dessas pequenas cidades, como BJI, é o que leva os eleitores a votarem em um Eduardo Cunha, para tão somente atender um favor do amigo vereador.