sábado, 3 de outubro de 2015

Eles querem entrar no jogo de 2016 | Urubatan Rabello

Ele foi candidato a deputado federal nas eleições de 2014 obtendo mais de 400 votos, tem atuado na militância ativista em apoio aos projetos esportivos/sociais e ministrando palestras de conscientização contra as drogas em comunidades carente, com senso crítico, ele constantemente se manifesta nas redes sociais tecendo críticas sobre os acontecimentos políticos de Bom Jesus do Itabapoana.

Certa vez me disseram que ele teria disposição para disputar uma vaga no gabinete municipal da prefeitura de BJI, e para sabermos um pouco mais sobre Urubatan Rabello, o Portal da Cidadania o procurou para esta exclusiva entrevista.

01 – Em 2014 sua votação em Bom Jesus do Itabapoana surpreendeu aos muitos “especialistas” de nosso cenário político, conte-nos um pouco da experiência que foi estar em contato eleitoral com os bom-jesuenses e se o resultado te estimularia a disputar a prefeitura em 2016?

Urubatan Rabello - Primeiramente que parabenizá-lo pela coragem e total imparcialidade às eleições de 2016, pois temos muitos outros meios de comunicações em nosso município e infelizmente fazem questão de não divulgarem o surgimento de um Pré-candidato à Prefeito de origem pobre, agora quando é um empresário ou um político renomado o procuram para divulgar a sua pré-candidatura.

Sobre a pergunta que me fizestes o que tenho a dizer é que foi muito triste o contato com o eleitor bom-jesuense, pois observei o quanto o povo é carente de uma política eficaz, onde o cidadão seja o centro da atenção pública e não dos interesses dos políticos profissionais que temos em nossa cidade.

O que me estimulou a tentar ser prefeito dos bom-jesuenses não foi o resultado, mas o sofrimento que visualizo todos os dias de uma classe social menos favorecida de oportunidades e pelo futuro dos nossos filhos. Pois da forma que está, nossas crianças terão um futuro desolador.

02 – Você se notabilizou por trabalhar voluntariamente em dois importantes seguimentos sociais, apoiando projetos esportivos e palestrando contra as drogas em comunidades carentes, além de algumas intervenções sobre os servidores públicos municipais, gostaria que você fizesse uma abordagem sobre o sistema de saúde, do desenvolvimento agrário e sobre questões urbanísticas do município.

Urubatan Rabello - Sobre o sistema de saúde não precisamos falar muita coisa, basta olhar como se encontra nosso único hospital, falido e sucateado, e ninguém foi ou será preso pelos desvios e desmandos. O que penso em termo de saúde para o bom-jesuense é a criação de um hospital público, para que todos tenham o mesmo tratamento.  

O desenvolvimento agrário é muito importante ao nosso município e hoje se encontra como quase tudo no município, abandonado pelo poder público, seja ele municipal ou estadual.

Temos ainda a questão de animais soltos e abandonados em nossa cidade, penso que deveríamos criar um Centro de Zoonoses em nossa cidade, pois além de tratamos dos animais abandonados, também não deixa de ser um assunto de saúde pública evitando assim a proliferação de doenças causadas pelos animais.

Tenho projetos de manter o produtor rural em seu local de trabalho e vida. Mas como fazer? Muito simples basta auxilia-lo e orientá-lo sobre a formação de cooperativas, onde o município subsidiaria ao produtor condições para que pudesse plantar e produzir com mais facilidade, e em contrapartida pudesse vender por um preço mais acessível. Tento como única exigência o produtor ou a cooperativa estar devidamente registrado no município.

Sobre a questão urbanística tenho feito vários estudos e o que mais me agrada para programar no município é o do Professor Luiz César Queiroz Ribeiro, professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que diz:

“Para enfrentar esse novo contexto de aprofundamento da mercantilização da cidade contemporânea cremos que é necessário, antes de tudo, atualizar o ideário do direito à cidade como parte de uma nova utopia dialética em construção, emancipatória e pós-capitalista, materializada em um novo projeto de cidades e de organização da vida social,  que precisa se expressar também na atualização do programa e da agenda da reforma urbana e na promoção de práticas e políticas sócio-territoriais de afirmação do direito à cidade.”

Temos um projeto de transformarmos o lixão que fica na Usina Santa Isabel em um parque ecológico. Além de uma política séria na recuperação da água e do habitat dos seres vivos que povoam o nosso rio Itabapoana, fazendo parcerias sérias com o Poder Público e Privado.

Há um grande problema em nosso município na época de calor, que são os afogamentos em nosso rio, para sanar este problema seguirei um conselho dado pelo senhor mesmo à prefeita. Quando disse para tornar o rio Itabapoana em uma opção de lazer ao bom-jesuense, delimitando locais seguros para a prática de banho, viabilizando assim a contratação de salva-vidas evitando os vários afogamentos que temos todos os anos em nossa região.

03 – Qual sua ótica sobre o Poder Legislativo bom-jesuense?

Urubatan Rabello - Observo uma grande maioria de marionetes manipuladas pelo poder executivo, transformando o poder legislativo em algo ineficiente aos munícipes, onde se legisla pouco e quase nunca fiscaliza.

Confesso que queria saber quais a leis municipais elaboradas nesta legislatura. Caso tenha, tenho certeza que são pouquíssimas. Ou seja, podemos defini-la como: “Uma Câmara sem poder de negociação com executivo e sem respeito ou temor deste”. Claro que por culpa de uma maioria, não todos.

04 – Qual sua ótica sobre o Poder Executivo bom-jesuense?

Urubatan Rabello - O que mais me assusta no Poder Executivo é o fato de não temerem ninguém, não temem o Ministério Público, a Justiça, o povo, e muito menos a Câmara. Hoje, a minha ótica do poder executivo é: “Pessoas erradas nos lugares errados!”.

Temos secretarias importantes ocupadas por pessoas totalmente sem qualquer qualificação, literalmente nada fazem e não deixam que outro faça. Outras ocupadas por um único secretário, ficando assim muito difícil administra-las, pois se já é difícil e trabalhoso uma, imaginem várias. Eu aprendi desde novo que o seguinte provérbio popular “quem muito quer nada tem”.

O executivo não respeita o servidor, que são nossa fonte de conhecimento, senhoras e senhores que construíram a nossa bela história, pois prefeitos são temporários e são eles que permanecem para auxiliarem o próximo, e, quando chegam ao final de suas vitoriosas carreiras deveriam ser tratados com todo respeito e carinho possível, são tratados da pior forma possível. Com salários defasados e sem perspectivas de melhoras.

Esse executivo não investe na pessoa humana, nossos jovens cada vez mais cedo entram no mundo das drogas, mantem uma saúde sucateada e mascarada pela mídia, agricultura e pecuária sem grandes investimentos, educadores desmotivados com um salário de miséria e sem qualquer crescimento profissional, pois os cargos de Diretores são políticos e apadrinhados, esporte inexistente, segurança combalida, pois com a falta de investimentos na área aumenta-se a criminalidade.

Queria ter acesso ao relatório da ONU que colocou Bom Jesus do Itabapoana na 22ª posição do ranking no que se refere à qualidade de vida. Temos uma grande contradição nesta pesquisa, pois em 2015, Bom Jesus do Itabapoana foi a 3ª cidade que menos reduziu a taxa de extrema pobreza no Noroeste Fluminense como afirma: (Clique aqui e confirme)”

O povo tem que parar de se enganar com as raposas políticas existentes em nosso município.

05 – Recentemente você divulgou uma página do Partido Social Cristão (PSC), convidando a cidadãos engajados em causas políticas e sociais e participarem da construção do diretório em BJI, como vão as articulações e filiações na legenda?

Urubatan Rabello - Sobre o Diretório Municipal já o registramos no TSE, quanto às filiações e articulações, todos os dias surgem novas e antigas lideranças com o mesmo ideal de renovação total da política de Bom Jesus do Itabapoana.

O partido possuía aproximadamente 100 filiados antigos e em apenas alguns dias estamos bem próximos de dobrarmos esses números, em breve estaremos lançando o PSC Mulher e o PSC Jovem. Seremos uma grata e grande revelação no próximo pleito eleitoral, tanto na majoritária, quanto na proporcional.

Para encerrar, fique a vontade para tecer suas considerações finais com temática aberta.

Urubatan Rabello - Não vou me alongar vou finalizar com duas famosas frases de dois grandes Presidentes um Brasileiro e outro Americano.
“Cinquenta anos em cinco”
                          Juscelino Kubitschek
                                                            “Yes, we can”! (Sim, nós podemos)
                                                                                                      Barack Obama


O que penso: “Devemos mudar não somente as pessoas, mas as pessoas e os pensamentos, caso contrário nada mudará. Não há renovação sem mudança de ideias.”