quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Leitura da defesa de Paulo S. Cyrillo quase acerta o alvo

Ex-prefeito protocolou sua defesa na câmara no dia 14 de outubro, e neste dia 15 a mesma foi lida no expediente do dia na câmara, os membros da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças terão agora um prazo regimental de dez dias para exararem o parecer sobre a defesa de Cyrillo.

A defesa teve seu início com um claro tom de desabafo por parte de Cyrillo, para logo depois ele explanar os fatos direcionando duras críticas ao conselheiro do TCE-RJ, José Nader, que foi o relator que deu o parecer pela rejeição de suas contas.

Ele chegou a citar um vídeo muito popular que sempre é compartilhado nas redes sociais, em que no mesmo temos a deputada estadual Cidinha Campos disparando pesados ataques contra Nader, pai e filho, para convencer os vereadores que a reputação inidônea de Nader deu uma total conotação política no julgamento de suas contas, que deveria ser técnico.

A estratégia de Cyrillo em apontar a politização do voto do relator pela rejeição de contas no exercício de 2006 é mais do que correta, porém somente mencionando o vídeo da Cidinha Campos esculhambando o Nader não é o suficiente, ele precisava de uma prova contundente de que houve de fato uma manobra espúria para inviabilizar sua candidatura em 2008.

Esta prova existe e tem fé pública por ser um documento oficial que já foi veiculada neste blog nas eleições de 2012, um pouco antes da justiça ter determinado a suspensão do mesmo.

O documento oficial que relata o fato da eleição majoritária de 2008 em Bom Jesus do Itabapoana ter sido DECIDIDA pelo conselheiro do TCE-RJ, José Nader, está no relatório conclusivo da CPI dos Conselheiros do TCE-RJ, que se não me engano a mesma foi motivada pela Operação Passárgada da PF.

Tal operação flagrou muitos personagens políticos de diversos estados, e no Rio de Janeiro tivemos alguns conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, que acabou resultando em uma CPI na Assembleia Legislativa no final de 2009, com a presidência de Cidinha Campos (a do vídeo, em que a esculhambação teve este relatório como inspiração), a relatoria de um deputado do DEM que me foge a memória, e Marcelo Freixo como vogal.

O relatório da CPI é bombástico e aborda praticamente todos os conselheiros e muitos ex-conselheiros em diversas situações que configuram como crimes de improbidade e de responsabilidade, nepotismo e venda de votos de julgamentos de contas.

Um dos tópicos deste relatório despertou a atenção deste blogueiro curioso, pois no que tange a influência dos conselheiros nos processos eleitorais, o relatório cita como exemplo justamente a eleição de Bom Jesus do Itabapoana em 2008, e nesta citação fica evidente que o conselheiro José Nader não só sabotou Cyrillo ao reprovar suas contas, como induziu ao erro o ministro do TSE, Eros Grau, a proferir pelo deferimento da candidatura de Branca Motta em 2008.

O relatório afirma categoricamente que o conselheiro reprovou as contas do adversário de sua candidata preferencial, e que em um documento dúbio assinado por ele, a defesa da prefeita utilizou para obter a vitória no Tribunal Superior Eleitoral, explicitando conclusivamente que o TSE foi INDUZO ao erro pelas “filigranas’ jurídicas utilizadas por Nader em favor da prefeita.

O relatório não tem a menor dúvida em seu desfecho ao afirmar que a eleição para prefeito de Bom Jesus do Itabapoana de 2008 FOI DECIDIDA POR JOSÉ NADER, e não pelos eleitores ou pela justiça eleitoral. Um verdadeiro golpe eleitoral.

Não sei se é possível que Cyrillo possa anexar este documento que comprova cabalmente que esta reprovação de contas que está em julgamento, foi única e exclusivamente de conotação meramente política e conspiratória.

Porém nada impede que os vereadores que tiverem acesso a este relatório utilizem-no como fonte de reflexão decisória, pois é um documento oficial e de fé pública que está disponível no Diário Oficial do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, e que logo abaixo o mesmo pode ser baixado para leitura e impressão.


Abaixo temos o trecho do relatório que menciona a eleição de 2008 em Bom Jesus do Itabapoana, que afirma que o conselheiro do TCE-RJ José Nader foi quem decidiu o citado pleito