segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Educação Pública Municipal BJI | A frieza cruel dos números do IDEB e o silêncio do governo

Não foi coincidência a fantasiosa pesquisa de eficiência na gestão pública dos municípios, praticamente ao mesmo tempo em que a Folha de São Paulo adornava o mundo mágico do governo Branca Motta, o resultado do IDEB-2015 foi um duro choque de realidade



Conforme festejado pelo Savinho-do-PMDB-da-Branca-Motta, a pesquisa da Folha-de-Caô-Paulo se baseou nos indicadores de saúde, educação e saneamento, e para desmontar esta farsa-estatística, vamos abordar o setor mais festejado do governo, a super-enaltecida secretaria de educação.

Inicialmente cabe registrar que a era Branca Motta na educação básica municipal fracassou por completo, em nenhum levantamento do IDEB Bom Jesus do Itabapoana conseguiu alcançar a meta estabelecida, os resultados de 2009, 2011, 2013 e 2015 foram um fiasco, desde a criação da sondagem que somente no governo Paulo Sérgio Ciryllo que se alcançou a meta da avaliação, no ano de 2007.


Na avaliação de 2015, a rede municipal de Bom Jesus do Itabapoana além de não ter atingido a meta estipulada, ficamos em 18º lugar no estado do Rio de Janeiro, salientando que a média dos municípios do Estado do Rio de Janeiro ficou em 14º em todo País.

Somente no estado do Ceará detectei mais de OITENTA CIDADES com uma média de avaliação muito superior a observada em Bom Jesus do Itabapoana, lembrando ainda que a meta a ser atingida nada mais é que o MÍNIMO ACEITÁVEL como resultado, o objetivo sempre deverá ser superar, e muito, qualquer meta de qualquer setor público ou privado.

Um ponto que chamou a atenção foi que das onze escolas relacionadas para a avaliação, somente em quatro foi divulgado a pontuação avaliada, com as demais sete com o mesmo campo preenchido com dois “asteriscos”, que são indicados logo abaixo para situações de “Sem média na Prova Brasil 2015: Não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado”.

O resultado da avaliação do IDEB demonstra que o tema educação pública fundamental necessita de um debate extremamente profundo com pleno senso crítico, somente assim teremos lucidez para detectarmos os graves problemas existentes no sistema de ensino fundamental, para assim encontrarmos os caminhos para mudarmos esta rota sem norte.

Mais informações sobre a mais recente avaliação do IDEB, é só clicar aqui!