domingo, 22 de julho de 2012

H.S.V.P. e a crise interminável


"É COM MUITA TRISTEZA QUE os funcionarios do hospital vão reunir na terça feira às 19:30h para organizara paralização que iniciara na quarta feira dia 25/07/2012 por tempo indeterminado. A menos que a direção do hopital acerte os salarios atrasados e resolva o problema do consignado tirando os nomes dos funcionarios do SPC e SERASA. PEÇO A COMPREENSÃO DE TODOS... MOTIVO: FALTA DE PAGAMENTO E POR AINDA NÃO TER REVOLVIDO OS PROBLEMAS DO CONSIGNADO DEIXANDO O NOME DOS FUNCIONÁRIOS NO SPC E SERASA."

Está prevista a paralisação dos servidores do Hospital São Vicente de Paulo para o dia 25 de julho de 2012 por conta dos atrasos de pagamento dos salários destes, além da questão do crédito consignado em nome dos servidores que levaram à negativação destes nas instituições de proteção ao crédito. Essa paralisação já era prevista em virtude da inércia do poder público municipal frente a interminável crise que se passa em nosso hospital. E quando direciono a responsabilidade ao poder público local, se deve ao fato do nosso hospital ser a principal instituição de nosso sistema público de saúde no qual essa crise muito se deve a omissão deste e de outros governos que desde 2001só fez aumentar essa crise profunda. Enquanto o governo fez pirotecnia e politicagem com um simples adiantamento liberado pelo governo do estado para quitar os salários até março/2012, a secretaria de saúde vem mantendo parados em conta corrente um saldo médio de R$ 2,5 milhões desde o ano passado.


Para que se tenham uma ideia da incapacidade gerencial deste governo na área da saúde, o ministério da saúde disponibilizou R$ 1.750.000,00 em convênios desde janeiro de 2011 para nosso hospital e que estão parados por conta da falta de certidões tanto do hospital como da prefeitura, por pura falta de capacidade de gerenciamento, vale lembrar que esses recursos tem prazo estabelecido para uso no mês de dezembro de 2012. Não tenho a menor dúvida que todo nosso serviço de saúde pública está completamente falido por conta de uma sucessão de equívocos e de uma gestão no mínimo desastrosa. Até quando teremos que conviver com um governo que deteriorou nosso sistema de saúde pública mantendo saldos milionários parados em conta para utiliza-los no período eleitoral? Para se ter uma ideia da estratégia politiqueira do governo, a secretaria de saúde agora na véspera das eleições resolveu incrementar o atendimento nos PSF’s e nos subpostos de saúde, como exemplo cito que na Barra do Pirapetinga agora temos fisioterapia com equipamentos de primeira, mas somente até outubro, depois certamente voltaremos a nossa realidade precária.