terça-feira, 25 de março de 2014

Segurança pública debatida em Bom Jesus do Itabapoana

Foi realizado nesta manhã de terça feira (25/03) o Café Comunitário da 29ª Área Integrada de Segurança Pública, em se fizeram presentes o comando do 29ª BPMERJ, representantes da polícia civil, poder legislativo e executivo. 

Também compareceram diversos membros de nossa sociedade civil organizada, e esses foram ao evento exclusivamente para reivindicar medidas de segurança pública para suas comunidades.

O evento foi uma excelente oportunidade para debatermos os fatores que vem colaborando para a crescente da violência em nosso município, e dentre os muitos questionamentos feitos nos debates, destaco a precariedade das viaturas da polícia militar, e a ineficiência do sistema único de assistência social em Bom Jesus do Itabapoana.

Tal constatação se torna evidente nas intermináveis ocorrências envolvendo menores de dezoito anos, e a total falta de condições de trabalho no Conselho tutelar do Menor. 
Também merece maior crítica as péssimas condições das ruas e vias da cidade, e a ridícula iluminação pública que sem dúvidas comprometem diretamente no bom trabalho de patrulhamento policial.

Outro ponto questionado está no telefone disponível para o disque denuncia da região noroeste, o comandante do 29º BPMERJ se queixou de pouco uso desta importante ferramenta, mas o número 22 3822 1177 não é gratuito

Porque não se disponibiliza um telefone “0800” para o disque denuncia? Pergunto quantas residências tem telefone fixo em comunidades como Nova Bom Jesus, ou quantos usuários tem celulares da Oi?

Com o número do disque denuncia sendo tarifado em aproximadamente R$ 2,00 o minuto para celulares da Vivo, Tim e Claro fatalmente que muita informação preciosa deixa de chegar ao serviço de inteligência da polícia militar e civil. 
Cabe salientar que o serviço do disque denuncia da PMERJ é realizado por uma empresa privada contratada pelo governo.

Talvez se a própria secretaria estadual de segurança pública realizasse o serviço, a redução de custo na margem de lucro da empresa terceirizada poderia viabilizar a implantação do sistema “0800” para o fundamental disque denuncia. Ao encerrar o texto desta publicação tive a notícia de um assalto a residência na rua Joaquim Ferreira Ramos, Porém a polícia militar chegou a tempo e deteu os assaltantes.