terça-feira, 20 de maio de 2014

Eleições 2014 | Desinformação em forma de notícia tendenciosa

Na notícia da cobertura do primeiro debate dos pré-candidatos ao Palácio Guanabara, o portal Globo Online abriu a reportagem sem dizer onde e quem promoveu o debate, e no prosseguir do texto a reportagem desviou do foco do debate para noticiar as articulações do pré-candidato tucano ao governo federal. 

Praticamente metade do texto da reportagem foi direcionada aos afagos trocados entre o pré-candidato a governador pelo DEM, Cesar Maia e o representante do PSDB/RJ, deputado federal Otávio Leite.

Somente na parte inferior na reportagem que se lembrou que a reportagem era sobre o debate e que compareceram além de Maia e Leite, os pré-candidatos pelo PSOL Tarcísio Motta, pelo PROS Miro Teixeira e pelo PR Anthony Garotinho. 

Além das ausências de Marcelo Crivella, Lindberg Farias e do governador Fernando pezão. Para temperar ainda mais a tendenciosidade, quando o texto reporta aos afagos entre Maia e Leite, o tom da reportagem se estabelece que pacto de não agressão, dando uma inegável conotação positiva aos personagens.


No que tange ao debate em si, a reportagem informa os duros ataques proferidos pelo candidato republicano, e que os demais participantes do debate tiveram uma postura mais branda nas críticas. 

Vamos agora aguardar as próximas pesquisas de intensão de votos para ver se os institutos irão oferecer como alternativa os nomes de Tarcísio Motta e Miro Teixeira na relação dos candidatos pesquisados.