terça-feira, 28 de outubro de 2014

Clínica da família ou Unidade Básica de Saúde?

Terminada a obra da fundação do terreno, o governo do estado já estabeleceu a nova fase de construção do que antes era denominado como “Clínica da Família”, só que na placa da Emop informa que ali será montada uma Unidade Básica de Saúde.

Diferente de uma Clínica da Família que oferece atendimento semelhante ao do PA que temos atualmente, a UBS tem como funcionalidade o serviço de atenção básica de saúde, se assemelhando aos serviços prestados nos PSF’s. Temos aí mais uma dúvida aguardando esclarecimentos por parte da secretaria de saúde.

O desperta atenção mesmo é o valor orçado para a construção desta Unidade Básica de Saúde, com esses R$ 1.310.588,62 podemos construir uma clínica que não deveria nada aos estabelecimentos da rede “Door”, se a mesma for semelhante ao que foi divulgado em uma simulação de computação gráfica, temos dinheiro para construir no mínimo duas unidades dessas.

E ainda temos uma festiva coincidência na empresa contratada para a realização da obra, que conforme podemos ver na placa indicativa a cidade sede da empresa é Barra do Piraí, vizinha da Piraí natal de Pezão.

Com esses valores e com essa coincidência, a curiosidade para acompanhar de perto o andamento desta obra é inevitável e em breve poderemos ver o que realmente teremos de incremento no serviço público de saúde.