terça-feira, 18 de novembro de 2014

O calvário na busca por um pediatra público

Para as mulheres está instituído que o mês de outubro se tornou rosa para somente neste mês em todo ano o poder público oferecer aos cidadãos aquilo que deveria ser disponibilizado em todos os meses do ano, no mês de novembro a cor muda para azul para que os homens não fiquem enciumados com as mulheres, porém também para este grupo temos somente um mês dentro dos doze do ano para o atendimento minimamente adequado.

E para as crianças qual mês restou para o poder público fazer sua publicidade enganosa? Aparentemente nenhum se observarmos que até o momento o município expõe sérias limitações para disponibilizar atendimento pediátrico pelo SUS.
Como se fosse pouco termos atendimento pediatra no PA somente a cada QUINZE DIAS, quando o tem o número de vagas se limita a dez, com a grave denúncia do cidadão Juliano Diamantino de que uma dessas míseras dez vagas estaria reservada, desrespeitando de maneira humilhante quem teve que passar a madrugada na fila por uma vaga.

Segue abaixo o protesto publicado no Facebook em que o cidadão acima citado chama a atenção das autoridades para este grave fato

“Alô secretário de saúde Sávio Saboia e senhores vereadores! Terça feira da semana passada já não teve marcação de ficha para pediatra. Então tentei nessa terça 18/11/2014 e fiquei surpreendido com o que aconteceu. Informaram que só tinha 10 fichas para pediatra e por incrível que pareça eu fui o décimo atendido e não pude tirar a ficha pois a ficha número 10 estava reservada no sistema.

Isso mesmo reservada e só liberaram 9 fichas. Fica a pergunta ao senhor secretário, Reservada para quem? Algum vereador ou para o senhor mesmo? Tenho testemunhas que estavam presentes quando o funcionário que faz a marcação informou que a ficha número 10 estava reservada e ele não poderia informar para quem era essa reserva.
Uma total falta de respeito com o povo. Uma semana não tem ficha e na outra só 9 fichas e 01 reservada para algum safado. Eu sei que o senhor secretario e senhores vereadoras não vão responder essa postagem, mas que vão ler vão! 
Fica também outra pergunta: quantas horas semanais esses médicos trabalham? Pois se atendem 10 fichas a cada quinzena onde a consulta não dura nem 10 minutos. O nosso dinheiro só pode estar indo para o ralo. Queremos explicações dos senhores.”


Como sugestão para mais uma campanha cromo-temática tão festejada pela galerinha da saúde caótica de Bom Jesus do Itabapoana, vamos aderir ao “Dezembro roxo”. 

Esta campanha é para demonstrar que todos estamos roxos de vergonha em ver uma saúde pública falida, que ceifa vidas de nossos conterrâneos pela precariedade do atendimento e agora ataca diretamente no futuro da sociedade com nossas crianças desde muito cedo aprendendo com a turma festeira que as mazelas públicas estão no universo popular desde o nascimento.