domingo, 9 de agosto de 2015

Italva | Os variados e suspeitos negócios entre prefeitura e Multi Loc Locadora de Veículos

Depois da grande repercussão da matéria que denunciou o escândalo da poda de árvores, que apesar da empresa Multi Loc Locadora de Veículos faturar uma fortuna pelo serviço, ficou comprovado que é a prefeitura que realizava os trabalhos com a estrutura pública em 2014, e nesta publicação vamos descortinar as variadas transações comerciais entre a prefeitura e esta empresa que atua muito mais além do que meramente locação de veículos.

Esta empresa Multi Loc Locadora de Veículos nos apresenta muitas características de uma empresa de fachada para alimentar os esquemas de desvios de recursos públicos em prefeituras, podemos constatar a distância que nela se evidencia de maneira suspeita partindo da enorme variedade de atividades econômicas que constam no cadastro nacional de pessoa jurídica.

Bastando observarmos que a atividade econômica principal que consta no CNAE como empresa de SONORIZAÇÃO E DE ILUMINAÇÃO, e nas atividades secundárias é que temos uma vasta relação que possibilita esta empresa emitir notas fiscais de toda sorte de produtos e serviços.

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Mesmo com a grande variedade de atividades econômicas indicadas nesta empresa, a atividade de fornecimento de mão de obra especializada em poda de árvores incluindo os equipamentos específicos não está prevista no cadastro da Receita Federal, o que já coloca o governo em situação delicada em celebrar um contrato com uma empresa sem especificação para a finalidade do contrato.
Além da já mais que repercutida proeza sobre os contratos para o serviço de podas de árvores, vamos agora abordar os demais negócios entre esta empresa e a prefeitura, que se mostram com a mesma variedade de transações acima listadas na condicionante da suspeição.

Emprenho de pagamento 875 de agosto de 2014

Este contrato foi celebrado pela mesma secretaria de meio ambiente que escandalizou com as podas de árvores, e neste temos a aquisição de ferramentas e produtos para atividades de limpeza urbana, porém temos nesta compra de R$ 63.350,00 alguns itens que chamam a atenção em diversos aspectos, senão vejamos;

Item 01: Ancinho de ferro para limpeza - não especifica se conta com o cabo, porém especifica que cada um ancinho custa R$ 23,00 e que a secretaria municipal de meio ambiente e limpeza pública adquiriu 100 UNIDADES (100), número que chama atenção pelo tamanho da cidade de Italva, o que levantaria suspeita de termos um superfaturamento quantificado, podendo ter sido entregue no máximo 20 ancinhos, e os outros oitenta constando somente na nota fiscal.

Item 02: Cal hidratado (pacote de 8kg) – Consta que a prefeitura adquiriu DEZESEIS TONELADAS de cal, sendo utilizado somente para caiar o meio-fio, postes e árvores, tal quantidade se mostra escandalosa, pois basta qualquer cidadão comprar um saco e dilui-lo dentro das indicações indicadas na embalagem que vocês terão uma noção exata do escândalo, temos ainda que levar em consideração a possibilidade da diluição feita pelos funcionários terem a orientação de não respeitar o indicado na embalagem, sempre colocando mais água.

Item 03: Herbicida Roundup (galão 5 litros) – Sem sombras de dúvidas que se trata da aquisição mais escandalosa por partir da secretaria de meio ambiente, que comprou QUINHENTOS LITROS DE HERBICIDA, que tem seu uso restrito e em casos mais restritos ainda ao campo, e a prefeitura torra R$ 18.500,00 em veneno, muito provavelmente para serem aplicados nas sarjetas e meio-fio para eliminar o mato, em vez de realizar a capina, cabendo ainda fiscalizar se a prefeitura está pagando pelo serviço de capina na limpeza urbana.

Dentre as atividades econômicas da empresa, não consta a comércio varejista ou atacadista de defensivos agrícolas como este herbicida, o que também compromete o governo em celebrar um contrato de compra de um produto proibido por lei para uso urbano, e de uma empresa descredenciada para tal comercialização.
É o fim dos tempos termos uma secretaria de meio ambiente adquirindo R$ 18.500,00 em veneno para contaminar o meio ambiente, desde 2003 que a ANVISA proibiu o uso de herbicida em perímetro urbano, tendo o secretário de meio ambiente se explicar diante dos contribuintes de Italva onde ele despejou QUINHENTOS LITROS DE HERBICIDA?

Neste mesmo empenho de pagamento 075 de agosto de 2014 temos outros números alarmantes, como DUZENTOS pares de luvas de raspa, punho 20 (cano longo de couro), 150 óculos de proteção, 150 pás de ferro, 50 baldes preto de obras e 50 brochas 18x18 para pintura.

Exceto as brochas, o cal hidratado e o herbicida, todos os demais itens são bens duráveis e a prefeitura tem por obrigação zelar por seu patrimônio, portanto, as ferramentas e equipamentos adquiridos em larga escala são fáceis de conferir e fiscalizar, já os produtos não duráveis e de consumo fica no campo a suposição do grau de contaminação ambiental proporcionado pelo despejo de 500 litros de herbicida em perímetro urbano.

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Empenho de pagamento 598 de maio de 2014

Contrato selado entre a secretaria municipal de educação com a empresa Multi Loc para aquisição de uniformes para os alunos da rede municipal de ensino, é o que sugere a relação de itens comprados, o valor total foi de R$ 103.222,22.

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Devido a variedade de produtos comprados neste empenho, ainda não foi possível estudar os valores de cada item, portanto fica nas imagens do detalhamento a oportunidade para qualquer cidadão verificar, pois os valores de bermudas e camisas oscilam entre R$ 20,00 e R$ 29,00.

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Empenho de pagamento 505/2014

Contrato celebrado entre a empresa Multi Loc e a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Orem Pública no valor de R$ 45.765,72 para aquisição de uniformes e acessórios, provavelmente para a Guarda Civil Municipal, pois temos entre os itens o boné azul marinho com o brasão da guarda municipal na frente ao custo de R$ 31,50 a unidade, foram adquiridos 50 bonés.

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Empenho de pagamento 224 de janeiro de 2014

A secretaria de educação dentro de seu planejamento, contratou a empresa Multi Loc Locadora de Veículos para fazer o serviço de manutenção, limpeza, e se necessário, consertos nos microcomputadores e impressoras da secretaria, o valor do serviço totalizou no pagamento de R$ 59.987,58.
Vamos imaginar que toda estrutura da secretaria e das escolas contam com total de DUZENTOS computadores com impressoras, o custo médio de manutenção e limpeza ficaria em torno de R$ 300,00, vamos levantar então quantos computadores e impressoras foram submetidos a manutenção, limpeza e eventuais consertos.

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Como todos podem observar, as variedades de atividades econômicas listadas somente nesses quatro empenhos de pagamentos já se mostram suficientes para o poder legislativo instaurar uma comissão Especial de Inquérito para apurar em quais condições e justificativas a prefeitura manteve esses contratos com esta empresa, e se de fato tudo que foi adquirido realmente foi entregue.

Em outra publicação vamos aprofundar a análise sobre a empresa e sua estratégia de mercado que faz dela prodigiosa nos contratos com a prefeitura, tal publicação servirá de alerta principalmente aos comerciantes de Italva, que tomarão ciência para onde está indo os recursos da prefeitura que poderia girar no comércio local.