quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O surreal chegou! O protesto dos irresponsáveis

Entidade representativa dos prefeitos do estado do Rio de Janeiro apoia movimento esdrúxulo de seus associados, os contribuintes de diversas cidades do estado ficarão sem boa parte do atendimento de suas prefeituras no dia 28 de setembro de 2015, o ato já se formalizou via decreto do prefeito de Italva e pela prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, ambos afundados em um lamaçal de escândalos de corrupção em seus governos.

Nos respectivos decretos, a orquestração determina que os contribuintes terão os serviços “essenciais” das respectivas prefeituras, porém outros serviços serão suspensos em protesto dos prefeitos devido ao “estrangulamento” financeiro dos municípios, porém eles não se rebelam contra o governo Pezão, que é o único responsável por este estrangulamento orçamentário.

Segundo o decreto, no dia 28 de setembro de 2015 somente funcionarão (sic) os serviços de coleta de lixo, tratamento de água, urgência e emergência e segurança, todos os demais serviços governamentais do poder executivo municipal serão suspensos em protesto.

Pergunto aos juristas se existe algum precedente para um gestor público suspender as aulas, consultas e exames médicos, transporte de pacientes em tratamento fora do município promoverem um protesto orquestrado?

Se levarmos em consideração que a prefeita de Bom Jesus do Itabapoana sustenta um contrato criminoso de R$ 370.000,00/mês para manter a cidade imunda, que apesar do concurso público prever 396 vagas, a prefeitura já conta com 550 contratados e outros mais de 200 terceirizados, que este mesmo governo pretendia licitar quase 150 mil reais em fogos de artifícios, que este governo irá comprar EPI’s para as empresas terceirizadas que tem esta obrigação, nos vem agora com o anúncio que irá paralisar a maioria dos serviços públicos em protesto.

É o ápice da hipocrisia pública, a sociedade de tão inerte agora assiste aos corruptos protestarem porque não conseguem roubar como antes, fruto do excesso roubado pelo governo do Estado que asfixiou os municípios, ultrajante!

O prefeito de Italva está afundado em um pântano de escândalos em sua parceria incondicional com a Multi Loc, empresa fantasma estabelecida no meio da zona rural que abocanha uma fortuna da prefeitura para podar árvores, com máquinas e servidores da prefeitura, lembrando ainda os 75 mil que o governo pagou para alugar um telão com projetor para os sete jogos da seleção brasileira na Copa de 2014.

A prefeita mantém em seus quadros pelo menos três secretários e dezenas d e comissionados completamente inúteis ao interesse público que consomem uma fortuna do orçamento municipal, o salário da prefeita nos atuais 16 mil reais é um escárnio se considerarmos que ele recebe o mesmo que a presidente da república.

Quem em sã consciência apoiaria este decreto debochado desses irresponsáveis? Quem apoia esta paralisação de um governo que sequer consegue gastar os recursos disponíveis e ainda querem mais?

O balancete sintético de despesas do mês de julho, aponta que o governo municipal deixou a título de sobra de caixa a monta que supera os 2,3 milhões, e o governo está reclamando de queda de repasses, se este não tem capacidade de aplicar o que já chegou.


Na imagem abaixo segue os dois decretos assinados pela prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, que responde a oito ações por improbidade administrativa e com os bens bloqueados pela justiça, e o decreto do prefeito de Italva, que ainda é “virgem” na seara jurídica, mas que o MPRJ já está cuidando de seu futuro pela evidente e escancarada malversação do erário público.