sábado, 5 de dezembro de 2015

“Embromando Forças” até o Estado quebrar

A prefeita se reelegeu em 2012 com apoio contundente do então governador Sérgio Cabral, e do então vice-governador Fernando Pezão, em praça pública exaltaram a grande parceria estabelecida entre governo do estado e prefeitura de BJI, além das inúmeras promessas não cumpridas.

No primeiro semestre de 2013 o então secretário de obras Miguel Motta foi até Angra dos Reis para participar da solenidade e assinatura do convênio para investimento na ordem de 13 milhões de reais, em obras estruturais e urbanísticas do programa “Somando Forças”.

A publicação do convênio com BJI no Diário Oficial do Estado do RJ foi no final de 2013, e em abril de 2014 o Poder Executivo enviou para a Câmara de Vereadores os projetos de suplementação orçamentária para licitar as obras do programa.

Em maio de 2014 os projetos foram aprovados, mesmo com todas as polêmicas e suspeitas contidas nos projetos das obras, e mesmo com a aprovação o governo não licitou todas as obras na mesma época.

Todas as licitações envolvendo as obras deste programa estão eivadas de vícios, no período em que Roberto Tatu esteve a frente da prefeitura, ele chegou a publicar um decreto anulando todas essas licitações.

Algumas obras tiveram seu início, como as pontes do Soledade, que para atender o anseio-superfaturado da madame, contratou-se uma empresa que jamais havia construído uma pinguela sequer, quanto mais pontes de concreto.

Outras obras ficaram somente nos tapumes e na placa publicitária, como a da praça do lago da cidade, ou algumas iniciadas e não terminadas, como a escadaria do Monte Calvário.

Fato é, que este programa “Somando Forças” não passou de um embuste eleitoral para alimentar a campanha eleitoral do governador Pezão, o Estado do Rio de Janeiro está completamente falido, e o pouco que sobra de recursos financeiros estão sendo maciçamente investidos nas obras das Olimpíadas de 2016.

A prefeita na ânsia de ludibriar a sociedade com este programa-eleitoral, deu início a diversas obras sem ter a menor garantia que os recursos viriam, deixando a cidade em estado deplorável com dezenas de obras paradas e se deteriorando.