domingo, 3 de janeiro de 2016

“Pedaladas” do Cyrillo norteiam negociações eleitorais de 2016

O cenário de negociações políticas de Bom Jesus do Itabapoana denota que o fisiologismo partidário/eleitoral permanece em alta em diversos seguimentos que se articulam visando as eleições de 2016.

A informação que me chega via e-mail dá conta de que o processo de julgamento das contas de Paulo Sérgio Cyrillo quando prefeito em 2006, estão ditando os rumos da composição eleitoral.

Mais precisamente o que está em jogo é uma vaga como vice-prefeito para concorrer com Cyrillo, e de acordo com levantamentos de opinião pública realizados por mais de um grupo político de BJI o coloca como franco favorito do pleito que se aproxima.

No meio da pendência da situação jurídica de Cyrillo está justamente este julgamento de contas de 2006, e que segundo especulado na mensagem recebida, temos duas situações supostamente em andamento.

     01 – A primeira negociação envolvendo o julgamento das “Pedaladas-do-Cyrillo” e seu candidato a vice-prefeito seria uma proposta do presidente da câmara, Luciano Nunes, que se prontificou em articular quase que garantindo, que Cyrillo seria absolvido na plenária, ficando assim livre para concorrer o pleito tendo Nunes como seu vice.

     02 – A segunda negociação tem como proponente da absolvição das contas de Cyrillo condicionada a garantia que ele seria seu vice, o ex-vereador Samuel Júnior, o Réu-confesso-do-processo-dos-vereadores garantiria alguns votos, inclusive de seu irmão Ricardo Aguiar e de alguns vereadores que se elegeram em sua coligação, livrando assim Cyrillo para disputa com Samuel como vice.

Obviamente que todas as partes mencionadas nessas hipotéticas negociações negarão com firmeza sobre as mesmas, no entanto há quem diga que as conversações com Luciano Nunes estariam bem adiantadas com Cyrillo, sendo Nunes o único que pode garantir Cyrillo na disputa, bastando ele não colocar o julgamento das contas em pauta antes das eleições, e isso ele pode fazer sem problemas.

Este assunto ainda vai render pelo menos mais uma publicação com uma abordagem crítica, o que posso entender e interpretar a princípio, é que se confirmadas essas negociações, podemos vislumbrar que o futuro político de BJI está pronto para repetir os mesmos erros do presente, e do passado recente.