sábado, 12 de março de 2016

Eleições BJI 2016 | Em respeito ao povo de Bom Jesus...

O processo eleitoral de 2016 já está em pleno andamento preliminar, a princípio temos muitas incertezas girando em torno do candidato favorito Paulo Sergio Cyrillo, e uma constatação de que poderemos viver a quarta eleição seguida que se decide de maneira judicializada.


Se existe um grave problema político que nos assola e reflete diretamente em toda desordem vivida nos últimos governos, muito se deve a disputa nos tribunais que se implantou paralelamente a disputa democrática eleitoral em Bom Jesus do Itabapoana, assim foi em 2004, 2008 e 2012, e em todas as ocasiões tivemos a presença de Cyrillo no centro da judicialização.

A princípio o grupo de Cyrillo entende que o único obstáculo dele em 2016 está no julgamento das contas dele e de Carlos Garcia referente ao exercício 2006, no entanto ele ainda conta com pelo menos duas ações por improbidade administrativa na Vara de Fazenda Pública de nossa comarca, resumindo, ele se apresenta para a disputa de 2016 com a mesma fragilidade jurídica de outras eleições.

O motivo que me leva a abordar a condição jurídica de Paulo Sergio Cyrillo nessas eleições, se deve a informação de fonte fidedigna que chegou até a mim sobre o assunto debatido em recente reunião do grupo governista na residência-pirotécnica.

O tema da reunião obviamente que se concentrava nas eleições deste ano, primeiro com a prefeita discutindo sobre quem será o candidato governista (assunto que será abordado em breve), e depois a conversa foi toda sobre Paulo Sergio Cyrillo, e quando perguntado sobre a votação na câmara no dia 17 de março, ela foi firme em garantir que ele será derrotado na plenária.

Um dos participantes da reunião insistiu com a prefeita na hipótese dos vereadores absolverem Cyrillo, e ela mesmo garantindo que não há possibilidade dele obter nove votos, ela ainda tranquilizou seus parceiros-eleitorais de que ela tem pronto um “plano B” no Rio de Janeiro contra ele.

Qual seria o intrigante “Plano-B-no-Rio-de-Janeiro” da prefeita?

Não é difícil de entender a estratégia dela, bastando lembrarmos que mesmo com a câmara aprovando as contas de Cyrillo no dia 17/03, ele ainda terá seu nome inserido na “Relação de Inelegíveis” do Tribunal de Contas do Estado por permanecer com suas contas reprovadas na corte de contas do Estado, e isso já basta para enquadra-lo na Lei da Ficha Limpa.

Assim como o juiz eleitoral fez com a prefeita em 2012, ela fará com Cyrillo em 2016, e tratando-se do mesmo juiz eleitoral em 2016, ele por coerência jurídica terá que aplicar em Cyrillo o mesmo rigor aplicado na prefeita na eleição passada.

Mesmo se o pedido de impugnação da candidatura de Cyrillo for rejeitado em primeira instância, a prefeita recorrerá ao colegiado eleitoral no Rio de Janeiro, e lá ela deita e rola com seu pedido de impugnação, fazendo assim com Cyrillo em 2016 como fez em 2012.

Qual a estratégia sensata a ser adotada por Cyrillo em 2016?

Em respeito ao povo de Bom Jesus, o ex-prefeito Paulo Sergio Cyrillo deveria abrir mão de sua candidatura neste ano, para assim evitar a batalha jurídica que sem dúvidas tomará o espaço do debate eleitoral e democrático, em vez de se debater as demandas e mazelas do município, o debate a ser travado será o jurídico, e isso não tenho a menor dúvida que o eleitorado bom-jesuense está farto de aturar.

Em respeito ao povo de Bom Jesus, o senhor Cyrillo deveria apoiar o candidato segundo colocado em 2012 de sua chapa, no caso Roberto Tatu, e na condição de grande líder político alinhavar um vice-candidato que aglutine não só força eleitoral, mas principalmente coerência com quem se postará como candidato opositor.

Quanto antes Paulo Sergio Cyrillo tomar tal decisão, maior será o êxito eleitoral em 2016, pois assim desde cedo a opinião pública saberá quem irá encabeçar a candidatura de seu grupo, e Roberto Tatu está completamente livre de qualquer tentativa de impugnação eleitoral que a prefeita se prepara contra Cyrillo.

O alerta está publicado, espero que algum correligionário de Cyrillo leve esta publicação até a ele, e o faça refletir se de fato ele pretende respeitar o povo de Bom Jesus, que ele retire sua candidatura e assim retire qualquer possibilidade de disputa jurídica nas eleições de 2016.

Agindo assim, Paulo S. Cyrillo dará uma inequívoca demonstração de grandeza, e a reboque, permitirá que o eleitor decida a eleição no voto, evitando que a eleição seja decidida pelos advogados, pelos “contatos” na capital da prefeita, e nos tribunais.