sábado, 9 de abril de 2016

As regras das Eleições 2016 – Olho vivo na ostentação eleitoral!

Esta publicação vem acompanhada da Resolução TSE 23.450/15, nela temos as regras da disputa eleitoral com as alterações promovidas pela minirreforma política aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional.

Clique na imagem e baixe a Resolução TSE 23.450/15

Importante corrigir uma informação incorreta veiculada aqui, no que diz respeito aos gastos de campanha, que diferente dos 20% sobre o declarado no Imposto de Renda no ano anterior, o percentual correto é 10%, menos ainda do que havia alertado.

É fundamental que os eleitores fiquem atentos nos gastos eleitorais dos candidatos, devido a drástica redução nos limites de gastos de campanha, muito será praticado no famoso “caixa dois”, contudo, o eleitor poderá mensurar se o que está nas ruas por determinada candidatura condiz com o que está registrado na justiça eleitoral.

Para se ter uma noção, um vereador de Bom Jesus do Itabapoana não poderá gastar mais do que R$ 13.000,00 em sua campanha, e o prefeito teve o teto de gastos reduzido para R$ 100.000,00, tais limites foram calculados de acordo com que os próprios candidatos declararam na prestação de contas de suas campanhas em 2012.

No aplicativo abaixo temos a compilação da Resolução TSE 23.450/15 para que todos os eleitores fiquem por dentro das regras das eleições 2016, este é o mesmo documento distribuído aos presidentes de partidos na reunião realizada na semana que passou no cartório eleitoral.

Lembre-se eleitor, que somente teremos eleições limpas e realmente democrática com a efetiva participação de toda sociedade, cada cidadão poderá exercer o papel de fiscal eleitoral, seu celular com câmera é uma poderosa arma para você fazer valer seus direitos, e coibir as práticas ilícitas de candidatos sem compromisso com a legalidade.