sábado, 21 de abril de 2012

A Inter Tv comeu puaia



“ESCLARECIMENTOS SOBRE A REPORTAGEM DA INTER TV, COM RELAÇÃO A OBRA DE R$ 11.540.000,00 PARA O BAIRRO LIA MÁRCIA:
1º - Não é verdade que o município pode perder esse recurso se a Câmara não aprovar até o mês de maio/2012, porque o Convênio com o Ministério da Saúde tem validade até 21/12/2013 e o período eleitoral em nada atrapalha a realização de uma obra;

 2º - Não é verdade que a parcela de R$ 3.462.000,00 foi liberada em 12/2011, pois o correto é 01/03/2012; Todas essas informações poderão ser comprovadas no site (portaldatransparencia-convenios). O Gov. Federal disponibiliza essas informações na internet, portanto, alguém da Prefeitura, maldosamente, passou informações erradas para que a reportagem venha intimidar e pressionar a Câmara. A verdade é que a Câmara está fiscalizando e a prefeita não concorda com isso. 
O projeto enviado à Câmara não continha a documentação necessária para votar. Eles enviaram alguns documentos e ao serem questionados pela Câmara, substituíram o projeto. Ex: O plano de trabalho e a planta inicial é diferente da planta que enviaram depois. A licença ambiental e o plano de trabalho diz que são 3 elevatórias e 7.800 metros de canalização e a planta que eles substituíram diz que são 4 elevatórias e mais de onze mil metros. Ou seja, o que a Câmara pode cobrar da empresa vencedora da licitação? a construção de 3 ou 4 elevatórias ? Quando enviaram o projeto à Câmara não informaram quais as ruas e onde será a estação de tratamento de esgoto. RESUMO: A Câmara certamente vai aprovar o início das obras, porém, precisamos de ter todos os documentos necessários para que possamos cobrar e fiscalizar a empresa responsável.”

Samuel Júnior, presidente do legislativo municipal

Nessa semana que passou recebemos a visita da Inter TV para a reportagem sobre o projeto de saneamento do bairro Lia Márcia, o governo está quase entrando em colapso nervoso com a resistência do legislativo em colocar o projeto em votação, mas o governo sonso como sempre, tem que entender que em seus atos, quanto menos transparentes maior é a burocracia para a aprovação. E o que mais falta nesse projeto é a transparência por parte do executivo.

Esse episódio denota perfeitamente como o governo apela para todos os subterfúgios de bastidores para alcançar seus objetivos sombrios a qualquer preço, sempre ficando de fora o interesse coletivo. O governo age de forma tão rasteira que chega ao ponto de ludibriar a Inter TV, que acabou veiculando uma notícia totalmente distorcida de seu contexto verdadeiro, é o tipo de jogo que não contribui em absolutamente nada para o processo democrático.

Seria muito mais simples se o governo agisse com transparência em vez de ficar jogando sujo com quem tem a prerrogativa de fiscaliza-lo. Mas deixo uma sugestão para o presidente da Câmara, retribua o gesto do executivo com a mesma moeda, na condição de chefe do legislativo municipal a Inter Tv retorna a Bom Jesus do Itabapoana e noticia uma matéria quentíssima sobre tantos absurdos que ocorrem rotineiramente aqui, imagina a repercussão se o senhor presidente denunciasse à imprensa regional o decreto 1107/12 da situação de emergência? É o tipo de notícia que dá “ibope”, pode também citar a situação da coleta de lixo, das notas de empenho para parlamentar cooptado, das enchentes fantasma, das casas que não ficam prontas... O que não vai faltar é matéria para a Inter TV, basta somente um telefone do senhor presidente e a reportagem sempre muito solícita certamente comparecerá.