quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Benefício pessoal e direto em programa esportivo do Estado

Programa “Esportes RJ” está aparelhado ao interesse político e pessoal da prefeita, vereador Ricardo Aguiar se aprofundou nas investigações e obteve extraoficialmente a relação dos contratados

Inicialmente cabe salientar que este projeto tinha a denominação de “Rio 2016”, trata-se de projeto esportivo de cunho social estabelecido no plano de metas da prefeitura ou do estado do Rio de Janeiro como condição para sediar os jogos Olímpicos de 2016.

Devido a problemas gerenciais do projeto, o mesmo foi descontinuado e ressurgido com esta nova nomenclatura com núcleos do projeto espalhados em todo o estado, e em Bom Jesus do Itabapoana temos dois núcleos, o 43 e o 44 que deveriam funcionar em áreas periféricas do município, e até meados de 2013 ele funcionava de fato, a partir de então ele passou a ser objeto de disputa política e o resultado é mais um escândalo do governo Branca Motta que vem à tona.

Cloque na imagem e acesse
Digo que deveriam funcionar, pois infelizmente eles não funcionam desde o segundo semestre de 2013, foi a partir daí que o citado projeto mudou de controle político em BJI, antes era o ex-presidente do “JPMDB”, Wisley Fernandes, que coordenava as contratações e a realização das atividades previstas, nessa época todos testemunharam o funcionamento do então Rio 2016, principalmente o núcleo de Santa Isabel que obtinha os resultados mais expressivos dentro do contexto social.

A partir do momento que a ruptura política entre Fernandes e a prefeita tomou um caminho sem volta, o projeto passou então a ser coordenado pela secretaria de esportes do município, porém sob a total tutela da prefeita nas indicações dos contratados, a partir de então os núcleos esportivos do projeto foram desaparecendo dos bairros periféricos da cidade.
Atualmente as atividades do projeto estão suspensas em todo estado, no entanto até dezembro de 2014 ele funcionava com uma equipe comprometedora em pelo menos três nomes identificados na relação obtida pelo vereador Ricardo Aguiar.

E por conta das suspeitas dos nomes que estariam contratados neste projeto, Aguiar enviou para o executivo um oficio com cópia ao secretário de esportes solicitando a relação dos profissionais contratados para a execução do projeto.
Depois de um longo tempo de espera pela resposta do executivo, chegou no final de 2014 um ofício da secretaria de esportes que somente aumentou as suspeitas sobre as indicações deste projeto, ele respondeu que o vereador teria que recorrer a “ASCAGEL”, instituição responsável pela coordenação estadual do projeto que teria as informações solicitadas pelo vereador, porém o secretário como contratante direto do projeto teria a obrigação de enviar a relação.

E nesta tarde de quarta-feira (21/01), o vereador Ricardo Aguiar obteve extraoficialmente a relação dos contratados com seus respectivos núcleos e endereço de trabalho, já temos as primeiras respostas, agora mudaram-se as perguntas.
Aproveitando a oportunidade que a prefeita veio a público para se pronunciar sobre a polêmica da votação de seu veto mantido, a senhora por gentileza poderia então esclarecer sobre alguns nomes e fatos relacionados a este projeto? Então vamos lá!

A relação obtida por Aguiar contém seis nomes, sendo que desses, três chamou e muito a atenção dos insurgentes no qual polemizamos abaixo;


01 – Washington Jacinto Nascimento , contratado como agente de saúde: De fato ele tem formação para exercer o cargo, salvo engano ele é enfermeiro. Porém ele atualmente não exerce tal profissão prioritariamente, ele é proprietário da empresa Alvo Comunicação Visual, mesmo que ele não figure na composição societária no contrato social, fiz questão de confirmar a relação dele com a empresa, e tive a confirmação de que de fato e na prática ele é o proprietário.

E o que compromete esta contratação está no fato de sua empresa ser uma das parceiras comerciais preferenciais e mais antigas da prefeitura sob  atual gestão nos contratos de material publicitário, e para alimentar ainda mais as suspeitas nesta contratação cabe registrar que existe em andamento atualmente uma ação civil pública que denuncia a prefeita pelo crime de improbidade administrativa justamente por conta das aquisições suspeitas de material publicitário entre os anos de 2009 e 2012.
Ele estaria no núcleo 43, no programa relacionado a vôlei no bairro Sebastião Pimentel Marques, na rua Manoel Vieira.


02 – Jorge Ferreira Pereira, também conhecido como “Jorginho Ferreira” ou mais conhecido ainda como “Mestre Dó”, que sem dó nem piedade está contratado como “apoio” no núcleo 43 na modalidade “dança”, também na rua Manoel Vieira no bairro Sebastião Pimentel Marques. 
Além desta contratação, o nobre amigo Jorginho Ferreira também é contratado para fazer a locução oficial da prefeitura nas festas dos distritos e também na Festa de Agosto, sem contar que ele ainda foi o locutor oficial da equipe de comunicação de campanha da prefeita em 2012.


03 – Nelson da Silva Motta Netto, que mesmo com quatro “tês”, ele ainda precisa ser contratado com a função de “apoio” na modalidade Handebol e Ginástica que pertence ao núcleo 44 localizado na quadra da APAE, no bairro Lia Márcia. Dele basta somente informar ser filho da prefeita.

Além das relações perigosas entre os nomes abordados e o poder executivo, temos também a não menos grave suspeita de que tal programa somente existe no papel em Bom Jesus do Itabapoana, ficando assim a pergunta se existe alguma escolinha de vôlei e futsal na praça José do Canto Mascarenhas no bairro Lia Márcia, segundo informações que obtive de moradores que há anos não se executa projeto algum na quadra da praça do bairro.

Também cabe questionar qual é a unidade esportiva localizada na rua Manoel Vieira s/nº no bairro Sebastião Pimentel Marques, existe alguma quadra de esportes neste endereço? Também carece de confirmação o andamento a modalidade futebol de campo no Complexo Esportivo do Pimentel Marques, consta uma professora contratada lá.

No bairro Lia Márcia constam três endereços de atividades esportivas do projeto Esporte RJ, dois já foram citados acima, as quadras da APAE e da praça José do Canto Mascarenhas, ficando a pergunta qual é a quadra localizada na rua São José do Calçado, pois lá consta a atividade esportiva da modalidade Basquete, e para se praticar o basquete somente sendo em uma quadra de concreto. 
O que poderia servir de sede para esta atividade é a antiga quadra de esportes da Fundação são José que desde 2005 se transformou em templo para a celebração das missas da Paróquia São José ficando evidenciado a existência de fraude na condução do projeto.

Enquanto o governo tenta convencer a sociedade de que o mesmo tem responsabilidade na execução do orçamento e das políticas públicas, temos nesta reportagem um exemplo da realidade que vive nossas políticas públicas existentes atualmente, não por coincidência estamos todos testemunhando a crescente da criminalidade entre os jovens em nossa cidade desde o final de 2013, a mesma épica que o programa social Esporte RJ perdeu rumo e se tornou ferramenta de manipulação política da prefeita e seus aliados.