quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Novas diretrizes administrativas causam inquietações na prefeitura

Governo se mobiliza em direção a contensão de gastos da máquina pública em busca do equilíbrio contábil e fiscal, possibilidade de redução de carga horária é a principal polêmica

Segundo informações que chegaram de dois servidores, um da secretaria de saúde e outro da educação, é que haverá uma redução do horário de expediente em diversos setores da prefeitura, ficando em tempo integral somente os serviços considerados essenciais e medida visaria a redução do consumo e despesa com água e energia elétrica.

Porém outro ponto pode gerar um grande impasse no quadro de servidores concursados da prefeitura, mais precisamente os que são contemplados com o abono permanente de 25% por cumprirem 44 horas semanais de expediente em suas funções, com a redução do expediente fatalmente muitos desses servidores perderão este direito temporariamente.
A contradição dessa história é que temos um orçamento que cresceu mais de 25% relativo a 2014, subindo de 84 milhões para 106 milhões, a verba de gabinete chegou a casa dos 4 milhões geralmente para custear despesas desnecessárias e a prefeita fala em queda de arrecadação.

O problema está no excesso de contratações de cabide, os vereadores que aprovaram o veto da chefa certamente estariam pressionando pela permanência dos indicados mantendo a folha inchada e inoperante. Há quem diga que estamos prestes a testemunhar aproximadamente 200 demissões de contratados.

O governo como qualquer outro que explora os menos favorecidos está com discurso de corte de gastos que visam somente ceifar e atacar os direitos da classe baixa tanto do funcionalismo como da própria sociedade, ainda mais se confirmar as informações de uma nova ordem do secretário de saúde nos PSF’s dos distritos.
Este tema ainda não abordarei por ainda não contar com informações precisas, porém se confirmadas da maneira que se entendeu teremos mais uma grande polêmica de autoria do secretário-porta-voz-da-enganação da prefeita em uma tentativa de mostrar que está havendo uma reformulação de procedimentos no sistema de atenção básica de saúde.