Vídeos referentes a leitura do relatório da Comissão Especial
de Inquérito que investigou os crimes existentes no contrato entre prefeitura
de Bom Jesus do Itabapoana e empresa Top Mak no serviço de manutenção de vias
públicas, áreas verdes, limpeza urbana e coleta de lixo
Por que cargas d'água uma grande empreiteira de fachada, com
obras relevantes em toda região norte e noroeste fluminense, especializada em
construção civil e sem nenhum know how ou experiência no ramo, vai se
interessar em recolher o lixo de uma cidade? Por que tanta voracidade para
abocanhar um trabalho tão sujo?
Claro, feito pelos lixeiros e varredores que eles alugam para
as prefeituras e limpam a sujeira alheia. Ganhar o contrato é o trabalho deles,
sujo também, mas os lixos são diferentes: um é físico, o outro moral.
Nos contratos da Top Mak para limpar Bom Jesus do Itabapoana,
nas sujeiras da coleta de lixo Angemar entre 2010 e 2012 que podem ter levado a
mortal epidemia de dengue em 2010, nos rolos de outras empresas do ramo com
outras prefeituras de nossa região, o metafórico se mistura ao explícito e se
espalha, pestilento e insalubre, pelas prefeituras do Brasil.
Paradoxal e ironicamente, há cada vez mais sujeira na limpeza
pública, com o lixo urbano pagando o luxo mundano de empresários, políticos e
funcionários. Mas só Freud pode explicar por que, com tantas formas mais fáceis
de roubar dinheiro público, como obras, aditivos e convênios, a opção
preferencial deles, a atração fatal, é logo pelo lixo.
Não por acaso, durante décadas, tanto em prefeituras
democratas como republicanas, a coleta do lixo de Nova York foi um monopólio da
máfia. Em 2011, na Itália, um confronto entre a Camorra napolitana e o Estado
deixou montanhas de lixo apodrecendo durante meses nas ruas de Nápoles, em
imagens fétidas que correram o mundo.
Falando em lixo, há um bom tempo não se via uma novela tão
boa como Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro, que tem um de seus
principais núcleos no mundo dos lixões, com os que vivem dos restos e dejetos
da sociedade consumista em contraste com uma nova classe popular que começa a
consumir.
Entre o lixo material que os catadores vendem para viver e o
lixo moral que a sociedade rejeita para conviver, a novela recicla e atualiza
ancestrais paixões humanas no dilema da protagonista: viver o luxo do grande
amor, ou o lixo da grande vingança.”