segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A Lava Jato, o retorno e as delações

Circula na grande mídia uma reportagem sobre os valores bilionários que já foram recuperados pelos trabalhos da operação Lava Jato, algo que supera os 2 bilhões de reais, e na capa de compartilhamento de uma das das matéria nas redes sociais temos uma foto triunfal do juiz Sérgio Moro, como se ele tivesse inventado a roda de fazer devolver dinheiro público desviado por corruptos

O juiz Moro somente teve êxito devido as delações premiadas, e como poucos sabem, o instituto da “Colaboração Premiada” foi sancionado pela presidência da República em 2013.

A iniciativa de se instituir a Delação Premiada foi parte do pacote de medidas de combate a corrupção proposto pela presidente Dilma, fruto da reação política da presidente pelas manifestações populares de junho daquele ano, que além da instituição da delação premiada, o congresso pressionado pela pressão popular ainda abortou a famigerada PEC 37 (Que limitaria de morte as ações do Ministério Público).

Eu fico curioso e intrigado em ver que se foi a Dilma que decretou a delação premiada, porque não se dê um mínimo de crédito a quem possibilitou todo êxito da Lava Jato?

O que se critica está no fato dos vazamentos seletivos dos depoimentos dos delatores para a imprensa que só contraria os interesses do PT, e mesmo tendo diversas delações envolvendo tucanos, nenhuma dessas vazaram para a grande imprensa.

Em tempo, em seu livro que será lançado em breve, FHC admitiu que em 1995 foi alertado sobre a roubalheira da Petrobrás e optou em não "se envolver com isso", ou seja, ele PREVARICOU e permitiu que a roubalheira imperasse até surgir a implacável delação premiada. Apenas estou recordando a história.