sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PELC | Alteração de localização dos núcleos na berlinda

Novamente abordarei sobre a modificação anunciada pelo secretário de esportes sobre a localização dos três núcleos previstos no projeto que está na câmara, inicialmente seriam dois núcleos na zona rural, e outro na sede do município, e nesta quinta-feira (05/11), o secretário anunciou os três núcleos na sede do município.

Estudando atentamente o manual com as diretrizes do PELC versão 2014, observei que os núcleos implantados na zona rural são denominados como os núcleos de “Povos e Comunidades Tradicionais”, já os núcleos instalados nas cidades, são denominados como “Núcleos Urbanos”.

As diretrizes versão 2014 do PELC não especificam se é obrigatório a instalação de ambos os núcleos (Povos e Comunidades Tradicionais e Urbano), ou se é opcional do gestor municipal de acordo com a realidade local.

Porém se inicialmente o secretário chegou a convocar os interessados residentes nos distritos, e no projeto consta a implantação de dois núcleos na zona rural, um na baixada e outro na serra, é sinal que o secretário deveria comunicar oficialmente ao legislativo sobre esta alteração de suma relevância.

Com uma alteração profunda como esta, que irá desmobilizar todos os interessados dos distritos que outrora foram convocados pelo secretário no programa oficial do executivo na Rádio Bom Jesus, e se o que está em discussão ainda é a versão antiga, este projeto terá que ser refeito para novamente ser apreciado pelo legislativo.

Se este projeto entrar em pauta como está, os vereadores estarão aprovando algo que já está anunciado que não acontecerá, o formato é diferente com inclusive a previsão de elaborar uma nova planilha de custos de bens permanentes e materiais de consumo.

Já a compensação anunciada pelo secretário para os distritos, conforme eu havia cogitado na publicação anterior sobre este tema, as possibilidades de qualquer programa ou ação do governo do Estado em Bom Jesus do Itabapoana, seja com os seis núcleos do programa “Segundo Tempo”, ou os três do “Esportes RJ”, o noticiário faz cada vez mais remotas as possibilidades de concretizar tais programas.

Se antes o colapso orçamentário do Estado do Rio de Janeiro era previsto para abril de 2016, o governo Pezão admite para a rádio CBN que não tem como garantir o pagamento da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual, como então esperar que novos programas esportivos entrarão em prática?

Também podemos vislumbrar a hipótese de ver o governo implantar o PELC no final deste ano, e o quebra-galho “Segundo Tempo” fique na geladeira-interesseira até agosto de 2016, com a corrida eleitoral acirrada, o governador Pezão chega em sua potente aeronave nos distritos distribuindo bolas de futebol e demais apetrechos esportivos sob o manto dos programas prometidos. 

Abaixo temos o Manuel de Diretrizes versão 2014 do PELC