sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Quem aposta em Serginho Cyrillo para 2016?

Circulou no dia 16 de novembro de 2015 no conceituado blog do Avelino Ferreira, de Campos dos Goytacazes, uma matéria sobre o encontro regional de lideranças do PSDB em Itaperuna (Aqui), com a presença do deputado federal Otávio Leite e de diversas personalidades políticas da região Norte/Noroeste Fluminense.

Tal reportagem tem especial e merecido destaque na participação da pré-candidata a prefeitura de Italva, Cristina Rios, por ser o nome do tucanato regional com maior potencial eleitoral para 2016.

Esta matéria também nos concede uma informação, que se confirmada, sem dúvidas que provocará um impactante realinhamento do jogo eleitoral de 2016

Observem no trecho da matéria que está sublinhado em laranja, que o texto informa que “estiveram presentes os pré-candidatos de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Natividade, Cambuci, Porciúncula, Cardoso Moreira, Aperibé e Italva”.

A matéria não especifica se entre os pré-candidatos estão os que disputarão como prefeitos e os vice-prefeitos, o tratamento dado a todos são como pré-candidatos a prefeitos em 2016.

Mesmo tendo a presença noticiada de que compareceram na reunião nove pré-candidatos da região, na fotografia da reportagem consta somente o deputado federal Otávio Leite, a pré-candidata à prefeitura de Italva, Cristina Rios, e nas extremas temos nossos conterrâneos Serginho Cyrillo e Neuza Raposo, que vem a ser respectivamente filho e esposa de Paulo Sérgio Cyrillo, pai.

Diante do inesperado noticiado na matéria, procurei uma fonte de informação da região que se fez presente no evento em Itaperuna, e perguntei a ele se Serginho Cyrillo era candidato a vice-prefeito ou prefeito, e o mesmo me afirmou categoricamente que o que foi dito no evento é que Serginho Cyrillo será candidato a prefeito em 2016 pelo PSDB em BJI.

A matéria foi publicada no dia 16 de novembro de 2015 e até o momento não houve nenhuma nota de esclarecimentos por parte de Serginho Cyrillo, salientando ainda que a última postagem de cunho político em sua rede social foi no dia 17 de outubro de 2015, a qual ele fazia uma abordagem em protesto contra a rejeição das contas de seu pai em 2006.

Sobre a filiação de Serginho Cyrillo no PSDB, tal fato já era de conhecimento do grupo político de seu pai e de Garotinho, ressaltando que a legenda estava sem comando em BJI desde 2013.

O que aparenta não estar dentro do combinado entre o grupo partidário e a cúpula do PR, está justamente nas opções de candidaturas que já estariam acordadas entre Paulo Sergio Cyrillo, Roberto Tatu e Serginho Cyrillo para disputar a prefeitura de BJI em 2016.

A informação que obtive foi que o acordado teria se estabelecido em três hipóteses de candidaturas e a decisão dependeria dos resultados de dois julgamentos, o processo eleitoral de cassação da coligação “Bom Jesus no rumo certo” e o julgamento das contas de Paulo Sergio Cyrillo na câmara de vereadores.

- A primeira opção seria a candidatura de Roberto Tatu caso ele assuma a prefeitura antes das convenções partidárias em 2016, provavelmente o vice seria Serginho Cyrillo no PSDB para assim concretizar uma chapa com dois partidos, em vez de ser somente o PR.

- A segunda opção vislumbra um cenário sem o julgamento da cassação da prefeita e seu vice, desta forma seria a candidatura de Paulo Sergio Cyrillo (Pai), caso ele tenha suas contas aprovadas pela câmara, e mesmo assim o vice já estaria definido que seria Roberto Tatu

- A terceira opção vislumbra o cenário em que Roberto Tatu não assumiria a prefeitura antes das convenções partidárias e com Paulo Sergio Cyrillo tendo suas contas REPROVADAS na Câmara de Vereadores, o acordado no grupo neste cenário é que se lançaria Roberto Tatu como candidato a prefeito com o vice-candidato a ser definido.

Durante todo 2015 muito se falou de que haveria um possível conflito de relações políticas entre Roberto Tatu e Paulo Sergio Cyrillo, inclusive se especulando uma possível saída de Tatu do PR para o PMDB, porém o que se noticiou nesta matéria pode concretizar justamente o contrário.

Esta reunião e com a notícia de que Serginho Cyrillo seria o pré-candidato a prefeito pelo PSDB ocorreu em um momento crucial e até inoportuno para o grupo político liderado por Paulo Sergio Cyrillo (Pai), que está prestes a assumir o governo com esta polêmica no ar.

Seria até conveniente para o projeto político de todo grupo, o protagonista desta matéria se manifestar a respeito, se o que foi noticiado no blog do Avelino Ferreira sobre a reunião em Itaperuna procede ou se foi apenas um equívoco de informação.