sábado, 7 de novembro de 2015

Tragédia em Mariana | Pegando leve...

Conforme foi discretamente mencionado em algumas matérias sobre esta tragédia ambiental, as barragens de rejeito de lama de minério pertencem a Samarco, que na verdade é controlada pela Vale do Rio Doce e uma multinacional australiana, este detalhe é que tem sido tratado com discrição.
Imaginem vocês se essas barragens fossem de responsabilidade da Petrobrás neste momento que vivemos?

A primeira diferença a ser notada é que em vez de ser noticiado sobre a “Barragem de Mariana”, passaria a mencionar como “Barragem da Petrobrás em Mariana”

Sem dúvidas que a grande imprensa já estaria questionando profundamente as responsabilidades por parte da empresa pela tragédia ocorrida, certamente que os abalos sísmicos de magnitude máxima de 2.7 na escala Richter não seriam sequer mencionados como causa da tragédia.

Outro fato que a imprensa que compõe o "PIG" certamente relacionaria a esta tragédia com a tentativa dos responsáveis pelas barragens em adquirir terras do mesmo distrito devastado, e mesmo com suas propostas insistentes, os pequenos produtores locais se negaram a vender suas terras na ocasião.

Agora por exemplo com tudo devastado pela lama derramada, os pequenos produtores que recusaram as propostas de 2013, agora aceitarão qualquer valor para se reerguerem da tragédia.