quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Constatações de uma ultrassom-eleitoreira

Meu papel é evitar que a sociedade seja idiotizada, pois os idiotizadores estão a solta
Sorrisos amarelos denunciam algo de fétido nesta ato administrativo
No mês de dezembro de 2015 o zicretário de saúde anunciou de maneira festiva-eleitoreira a imponente cessão por comodato de um aparelho de ultrassonografia para o Hospital São Vicente de Paulo, com as informações fantásticas de seu feito prevendo em um incremento de 70% na capacidade de atendimento deste tipo de exame de imagem.

Como sempre toda ação deste desgoverno vem acompanhada de muitos “poréns”, e neste caso temos algumas indagações a serem publicadas, para quem sabe o ilustre zicretário venha a público esclarecer todos os fatos.

A primeira indagação para os nobres governistas é sobre o valor deste aparelho, geralmente quando o governo adquire um bem ou equipamento de grande relevância é rotina o próprio zicretário publicar o valor do investimento e a fonte do recurso, e em sua publicação festiva-eleitoreira ele não mencionou o valor do aparelho.

Tal indagação se deve ao fato deste equipamento não constar nos registros de transparência pública, tive o trabalho de pesquisar o portal de licitações e de transparência da prefeitura desde 2013, quando se iniciou as atividades do site, e não consta absolutamente nenhum registro de aquisição ou licitação deste aparelho.

Se não há nenhum registro ou publicação sobre esta aquisição desde o exercício 2013, é um inquietante indício de que o mesmo foi adquirido em 2012 e para apurar melhor este caso, fui em busca de informações com um ex-secretário de saúde e um ex-comissionado também da secretaria de saúde, a este enviei a fotografia desta publicação e ele me confirmou ser o aparelho Ching-lingue-de-imagem adormecido desde 2012.

A informação que obtive com ambas as fontes dá conta que este equipamento foi comprado em 2012 e por um valor absurdamente superfaturado, e que além disso o mesmo é de uma marca de fabricante com qualidade duvidosa, dizem que se trata de um “ching-lingue” de imagem, que além da qualidade do exame ser contestável o mesmo tem uma manutenção de elevado custo.

Sobre a qualidade deste equipamento, esta informação obtive com o velho Bruxo da Beira-rio, que se informou a respeito com um médico amigo dele, que havia comentado sobre este ultrassom e afirmado que jamais trabalharia com um equipamento desses, devido as observações acima abordadas.

Saliente-se que este médico amigo do Bruxo da Beira-rio faleceu em janeiro de 2013, o que constata que de fato este aparelho foi comprado em 2012.

O fato deste equipamento ter sido adquirido em 2012, isso quer dizer que a garantia do mesmo já venceu em 2013 e só agora ele começará a entrar em operação, e quando o mesmo apresentar algum problema devido sua baixa qualidade, o hospital é quem vai arcar esta despesa.

Se de fato este equipamento foi adquirido lá em 2012, porque somente em dezembro de 2015 a prefeitura decidiu ceder este ching-lingue-de-imagem para o hospital?

Será que os contribuintes bom-jesuenses estão satisfeitos de ter bancado este aparelho de ultrassom em 2012 e o mesmo somente estará a serviço do público a partir de janeiro de 2016? É assim que este governo se diz “responsável” com o erário público?

Desde quando este equipamento foi adquirido, passaram três diretorias pelo H.S.V.P., e sem dúvidas que o mesmo poderia contribuir com a produtividade do hospital nesses mais de três anos em que o equipamento ficou adormecido na secretaria de saúde, é assim que este governo ajuda o hospital!

Para o secretário esclarecer todas essas indagações e questionamentos, basta ele apresentar em sua badalada rede social uma cópia na nota fiscal deste equipamento com o número de série do mesmo, além de nos apresentar também os números do processo licitatório e do empenho de pagamento, para assim todos tomarem ciência se este equipamento foi comprado no final de 2015, ou se o governo negligenciou este atendimento aos munícipes desde 2012.

A seguir...cenas dos próximos capítulos!