segunda-feira, 18 de abril de 2016

Eleições BJI 2016 | A primeira decepção em cinco anos de ativismo

Desde 2011 que vivo no meio político de Bom Jesus do Itabapoana, e como regra, o mesmo se encontra completamente deteriorado, são raras as figuras políticas que tem a preocupação em preservar seu nome, sua palavra e seus posicionamentos, a coerência anda extremamente escassa atualmente.


Não obstante, eu sempre me preparei para ser rigoroso na avaliação dos personagens com quem convivo, são raros os nomes que nutro plena confiança da firmeza e convicção oposicionista, são muitos casos de cooptação de personagens críticos ao governo, que depois se deleitam no berço-governista, vide o atual vice-prefeito.

Dentre essas raras exceções de personalidade convicta pela independência, eu tinha na pessoa de Washington Assis, neto do lendário Jorge Assis que se notabilizou por sua liderança entre os produtores rurais da região de Carabuçu e Mutum, sem contar sua participação na criação da Nova Associação dos Moradores de Carabuçu, que foi idealizada diante da insatisfação da comunidade com o descaso do governo.

O amigo “Washtinho” era ferrenho crítico da prefeita Branca e do Fantasma-Fogueteiro, e com sua liderança ele conseguiu feitos de inegável interesse comunitário frente a associação dos produtores rurais de Carabuçu, como nas 11 unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), sem precisar de praticamente nada do executivo, a não ser uma moto-niveladora para terraplanar os terrenos das casas.

Até pouco tempo ele negociava com o grupo opositor ao governo sobre as eleições de 2016, ele era o cabeça de chapa do PP legislativo e por pouco não se elegeu em 2012, neste ano ele era a grande aposta para a comunidade indignada de Carabuçu.

Admito que pela primeira vez eu me senti decepcionado com uma liderança comunitária e personagem político desde 2011, a filiação do Washtinho no PMDB da prefeita que ele tanto combateu, jogou sua personalidade e coerência na vala comum dos piores quadros políticos, garanto que sua “guinada” partidária pegou muita gente de surpresa em Carbuçu, e sem dúvidas que ele se incomodará com isso.

A primeira constatação da bola-fora do amigo Washtinho foi ele se deixar seduzir pelo canto-da-seria-improbidade, e sem dúvidas que a segunda bola-fora foi ele ter se filiado em um partido que já conta com três vereadores, e um deles o escancarado queridinho-da-prefeita, suas chances de êxito são mínimas.