quarta-feira, 6 de abril de 2016

Eleições BJI 2016 | Todos atentos nos gastos de campanha!

A minirreforma eleitoral vigente para as eleições de 2016 trouxe mudanças significantes, dentre elas sem dúvidas que foi o fim do financiamento empresarial nas campanhas, agora somente pode ser doador PESSOA FÍSICA, e mesmo assim com limite de 20% do valor declarado no Imposto de Renda no ano anterior.

Com esta mudança, campanhas como a da reeleição da prefeita não teria como realizar a farta distribuição de combustível na carreata 15, e muito menos ela teria condições contáveis de contratar o batalhão de cabos eleitorais conforme ela fez em 2012.

Clique na imagem e assista
Outro aspecto que reduzirá de maneira impactante os gastos de campanha eleitoral foi o fim da propaganda volante, os detestáveis carros de som e seus jingles de campanhas sofríveis não poderão mais nos atormentar, outro fator de redução de gastos eleitorais em que a prefeita se lambuzou nesses gastos.

Por outro lado, o grupo político da prefeita, que é notório na arte de desprezar as regras, partirão para o abuso do poder econômico nas sombras do caixa-dois de campanha, sem dúvidas que a fiscalização eleitoral terá que ficar atenta nas movimentações no submundo político.

A principal mudança de fato que possibilitará a coibição do ilícito eleitoral praticado pelos candidatos inescrupulosos, sem dúvidas que será na participação popular via redes sociais, o cidadão que ficar atento e utilizar seu smartphone para filmar e fotografar situações suspeitas, sem dúvidas que coibirá outros inescrupulosos.