quinta-feira, 7 de abril de 2016

Eleições BJI 2016 | Um café e dois prefeitáveis

A justiça eleitoral promoveu uma reunião entre todos os presidentes de partidos que disputarão as eleições de 2016, a mesma ocorreu nas dependências do cartório eleitoral nesta quinta-feira, dia 07 de abril de 2016, e logo após o término eu me encontrei com dois pré-candidatos a prefeitura.

Até pouco tempo atrás ambos eram filiados no PT, mas tal qual dois tucanos, ambos se bicavam desde as eleições de 2012 quando seguiram rumos opostos, e mesmo com as divergências políticas existentes entre eles, a cordialidade no trato pessoal se mostrou protagonista no encontro.

Samuel Júnior que foi para o PHS se projeta candidato, e está disposto a aceitar a vice-candidatura ou até mesmo o apoio político sem disputa. 
Ele defende que deve se formar um grupo que se coligue com pelo menos três lideranças de porte em apoio ao governo, já Paulo Guerra, apesar de concordar com Samuel, ao mesmo tempo tem convicção que o caminho por um projeto político renovador e enxuto despertaria maior interesse no eleitorado.

Samuel Júnior tem mais disposição de ser vice do que Guerra, que por ser mais velho, ele com sabedoria entendeu que o momento é este 2016 para encarar uma corrida eleitoral de tiro-curto, e a possibilidade de um mandato frente a prefeitura com todos os desafios.

Fato é que Paulo Guerra ficou em evidência política até as eleições de 2014, passando pela secretaria de saúde e na campanha exitosa de Luís Sérgio, já Samuel Júnior está fora de cena desde outubro de 2012. 

Paulo Guerra já milita nas redes sociais desde 2014 sem interrupções, está sempre em contato com os internautas, já Samuel Júnior está com seu perfil no Facebook em completo estado de hibernação.

Esses comparativos acima elencados não são observados em qualquer conversa ou reunião política sobre os prefeitáveis, e sem dúvidas que isso deve ser levado em conta no momento de avaliar o potencial de cada pré-candidato, o bom senso dispensaria por exemplo esta pesquisa pretendida pelo ex-presidente da câmara de vereadores.